Reflexão Por: Ygor Coelho

QUINZE lugares imperdíveis em Cruz das Almas – Plano Turístico

Por Ygor da Silva Coelho

1.Embrapa

O Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura foi oficialmente instalado em 1977, sucedendo o IPEAL, sigla do Instituto de Pesquisas Agropecuárias do Leste, existente na cidade desde os anos 1950.
Laboratórios e ricas edificações ladeadas por amplo gramado, ornado por árvores nativas e exóticas, despertam a admiração de visitantes e pesquisadores de todo o mundo. Anos passados, a área verde da Embrapa recebeu visita e elogios do famoso paisagista Roberto Burle Marx.

2.UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano foi criada em 2005, utilizando a infraestrutura da antiga Escola de Agronomia, a mais antiga da América Latina que, inicialmente, funcionava em São Bento das Lajes.
Prédios quase seculares, de imponente arquitetura, se misturam a edificações modernas e retratam a sólida convicção de fazer de Cruz das Almas uma referência nacional no ensino superior. Hoje, com vários cursos de graduação e pós-graduação, a UFRB em Cruz das Almas atende mais de 3 mil universitários em diversas áreas do conhecimento.

3.Mata de Cazuzinha

Cruz das Almas pode ser o único município do interior da Bahia a manter preservada no centro da cidade uma reserva de Mata Atlântica.
A mata tem esse nome em homenagem ao antigo proprietário da área, o Sr. José Batista da Fonseca (Cazuzinha). Esforços têm sido feitos por vários governantes para manter esse patrimônio desde a administração do Dr. Lauro Passos, que tombou a área. Posteriormente, o prefeito Orlando Pereira a transformou em Parque Florestal e, mais recentemente, o prefeito Ednaldo Ribeiro construiu uma “casa verde”, com auditório e outras facilidades que darão suporte a eventos, estudantes e turistas. Uma nova trilha foi aberta para dar o acesso ao interior da mata com visitas guiadas.

4.Catedral

A Diocese de Cruz das Almas está instalada na antiga Igreja Matriz, edificação de linhas barrocas, datada do ano de 1877.
A Diocese foi criada pela Santa Sé no dia 22 de novembro de 2017 e a sua instalação concretizada em 28 de janeiro de 2018, numa Celebração Eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Anielo. Na ocasião, também ocorreu a posse do primeiro Bispo Diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto.
A Diocese abrange uma população estimada em 324 mil habitantes, cobre uma área de 2.409 km2 e tem como padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso.

  1. Memorial a Monsenhor Neiva

Construído ao lado da Catedral Diocesana, na Praça Senador Themístocles, o Memorial Monsenhor Neiva, apresenta exposição de fotos, objetos e documentos do religioso que mais tempo serviu a Cruz das Almas, o padre José de Souza Neiva.
Tendo vivido 103 anos, dedicou-se como raros religiosos aos objetivos do catolicismo. Pastor dinâmico e presente, fosse nas altas esferas da igreja, ou numa simples casa de bairro, foi chamado de “Jequitibá do Recôncavo”, por conta da sua força, fé e determinação.

6.Edifício histórico da ex-EBDA

O prédio que abrigou a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) pertenceu ao extinto Instituto Baiano do Fumo. Trata-se de uma esmerada construção em estilo neocolonial, datada de 1935.
Como resultado das ações do IBF, Cruz das Almas dinamizou a fumicultura, vindo a ser conhecida como a Capital do Fumo e uma das maiores exportadoras da América Latina.
A sede do IBF é um dos mais belos patrimônios históricos e arquitetônicos da cidade.

7.Praça Senador Themístocles

A praça principal de Cruz das Almas é o seu coração. Ali estão a Prefeitura Municipal, a Catedral, hotéis, restaurantes, grandes lojas e clínicas. É considerada por muitos como a praça mais bonita do interior da Bahia.
Espaço de integração e de destaque na história, a Praça Senador Themístocles, com seus oitizeiros, palmeiras e bela fonte luminosa, tem sido palco de inúmeros eventos políticos e contribuiu para selar muitos destinos.

[ Continua na próxima Edição ]

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas