Por: Ygor da Silva Coelh
Você, cruzalmense, já se perguntou qual o prédio mais bonito de Cruz das Almas? Ou já parou para admirar as linhas arquitetônicas de certas construções? É provável que não!
Não é por negligência, mas porque o cidadão em sua própria cidade, devido aos compromissos e rotina, costuma passar direto pelas belezas que o cercam.
Ao viajar, no entanto, a pausa que faz na vida leva-o a admirar o belo que está distante. Nas cidades do nosso Estado, vemos turistas fotografando portas e janelas em Rio de Contas-BA, estátuas de Jorge Amado em Ilhéus, as casinhas de pedra e os cemitérios de Igatú e Mucugê, o painel de azulejos da rodoviária de Feira de Santana, o prédio da prefeitura de Cachoeira…
E em Cruz das Almas, qual nosso prédio mais belo, qual a edificação de linhas arquitetônicas mais ricas, qual atrairia os olhos de um turista atento à arte e arquitetura?
É possível que alguns citem o prédio da antiga Escola de Agronomia, a sede da Embrapa, a Prefeitura Municipal, a Catedral ou a estação ferroviária, hoje grafitada de motivos juninos.
Para mim, trata-se do prédio do antigo IBF-Instituto Baiano do Fumo, que durante anos abrigou a EBDA-Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola.
Frequentemente, sento-me num banco em frente ao prédio do ex-IBF para admirar as suas características, o telhado, a varanda, as curvas, os azulejos no alto.
Ao pesquisar, descobri que é uma construção típica dos anos 1950, de um estilo chamado “californiano”, que se fez presente em muitas edificações de Cruz das Almas, a maioria já descaracterizada.
Ao sentar no banquinho da área verde do ex-IBF, imagino um ônibus de turistas ultrapassando o portal de entrada, chegando num gramado florido, recebendo orientações históricas e admirando o belo prédio para, em seguida, adentrar numa raridade, a riqueza maior: A Mata de Cazuzinha!
Mata de Cazuzinha
Foto: Fagner Correia de Souza
Na Mata de Cazuzinha, o turista se sentirá no passado, numa floresta por onde passavam os tropeiros que deram à cidade o nome de Cruz das Almas.
Turismo é um complexo que desenvolve a economia, gera riqueza, agrega alegria e felicidade. Pensemos nisso! O potencial é grande e o futuro promissor!
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.