Cruz das Almas

Laboratório de solos da Embrapa Mandioca e Fruticultura recebe um dos principais certificados da área

O Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, acaba de receber o Selo de Qualidade de PAQLF 2024, do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), coordenado pela Embrapa Solos (RJ).

O selo certifica que o laboratório atendeu com excelência aos critérios de qualidade das análises de fertilidade por ter efetuado com confiabilidade as determinações constantes do Manual de Métodos de Análise de Solos da Embrapa durante o exercício interlaboratorial 2023/2024. Para o farmacêutico bioquímico Náfez Souza Bittencourt, supervisor do Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas, “a aprovação atesta a excelente qualidade dos resultados analíticos do laboratório, promovendo segurança e confiabilidade para os seus clientes”.

A análise química de solo é uma das melhores formas para detecção dos fatores limitantes ao crescimento e à produção vegetal, além de servir como base para a recomendação de calagem e fertilizantes.

O Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas realiza a análise de solos como apoio aos trabalhos de pesquisa da instituição e também atende a clientes externos, como agricultores familiares e empresariais. Na Bahia, apenas mais três laboratórios receberam o selo: Laboratório Exxato Ltda. e CCA Controle Centro Analítico, em Luís Eduardo Magalhães, e a Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista.


PAQLF
O PAQLF foi instituído em 1992 e dele participam os laboratórios que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos. A participação dos laboratórios é voluntária e de âmbito nacional. Atualmente fazem parte do PAQLF cerca de 140 laboratórios de fertilidade de todas as regiões do País.

Com informações da Embrapa Solo

Compartilhe esta notícia

Publicidade

Mais lidas