O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta quarta-feira (5) que o atual subsecretário da Saúde, Alexandre Reis, assumirá o comando da pasta, no lugar da vice-prefeita Ana Paula Matos, que deixa o posto para a disputa das eleições municipais deste ano. O prazo de desincompatibilização definido pela lei é de quatro meses antes da eleição.
O chefe do Executivo municipal afirmou que a nomeação de Alexandre como secretário dá prosseguimento às ações e iniciativas em desenvolvimento na Saúde. “Foi ele quem operacionalizou os processos, fez todas as licitações e contratações necessárias para todos esses equipamentos que nós implantamos neste período. Está preparado e tem todas as condições de dar continuidade a esse trabalho, acelerando ainda mais, tendo em vista a quantidade de entregas que temos para fazer na Saúde”, explicou o prefeito.
O gestor também elogiou o trabalho feito pela vice-prefeita à frente da pasta durante um ano e cinco meses. Entre os avanços recentes da Saúde, Bruno apontou a abertura de novas unidades de atenção básica e especializadas, além do Hospital do Homem e da primeira maternidade municipal com Hospital da Criança – ambos em fase de implantação.
Ao comentar sua saída da Secretaria de Saúde, a vice-prefeita afirmou que a sensação é de “dever cumprido” e expressou gratidão à equipe da pasta. “A Saúde tem muitos desafios diários, que não podem esperar. Várias vezes, acordava de madrugada com alguma urgência de Samu ou cirurgia, que precisava acessar outras instâncias. Mas Deus me permitiu fazer as entregas e eu agradeço pela oportunidade que tive de servir à minha cidade”, disse.
Ana Paula também definiu a escolha do novo secretário como um reconhecimento ao trabalho desempenhado. “Alexandre foi meu diretor financeiro. A gente saiu da pandemia sem um processo, com as contas todas aprovadas nos tribunais de Contas, com o Ministério Público. É uma pessoa competentíssima, extremamente qualificada. Assim como eu, ele passou por toda a cadeia. É um reconhecimento a ele e a toda a equipe”, avaliou.
Perfil – Bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Gestão Pública Municipal e Gestão e Modelagem de Projetos, Alexandre Reis já integra a administração soteropolitana desde 2013. Iniciou a carreira pública na Prefeitura de Salvador em julho de 2013, na Secretaria da Fazenda (Sefaz). Depois, foi assessor especial acumulando funções de controle interno na Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal).
Também exerceu os cargos de gerente financeiro na Secretaria de Gestão (Semge) e gerente financeiro e contábil da Secretaria de Educação (Smed). Entre 2018 e 2019, foi assessor especial na Secretaria de Saúde (SMS). De 2019 a 2021, foi diretor financeiro da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Era auditor externo antes de ingressar na gestão municipal.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.