Esporte

Como regularizar o título de eleitor: prazo termina hoje

As Eleições de 2024 ocorrerão em outubro, e todos os eleitores que tiverem seus títulos eleitorais em situação irregular até hoje, dia 8 de maio não poderão votar. Para os eleitores sem registro biométrico, a regularização deve ser feita presencialmente no cartório eleitoral. Para aqueles que já possuem biometria, é possível solicitar a regularização do título cancelado em uma unidade da Justiça Eleitoral ou pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral no site do TSE.

Ao comparecer ao cartório eleitoral, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência dos últimos três meses e, para homens que completem 19 anos em 2024, comprovante de quitação militar.

Antes de ir ao cartório, verifique se é necessário agendar o atendimento presencial no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou na unidade da Justiça Eleitoral da sua cidade.

Como descobrir sua situação do título de eleitor?

Para verificar a situação do seu título eleitoral, é necessário acessar o portal do TSE.
Depois, digite seu nome completo no quadro específico. Finalize digitando a data de nascimento e clique em consultar.

Como regularizar o título de eleitor?

Para resolver a situação do seu título pela internet, basta acessar o site do TSE na seção de Autoatendimento Eleitoral, selecionar a opção “Título Eleitoral” e, em seguida, acessar o menu número 6, “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Será aberta uma aba para preenchimento de formulário e envio dos documentos necessários.
Se o título estiver suspenso por não comparecimento a mais de três turnos eleitorais, será necessário pagar uma multa no valor de R$ 3,71 por cada turno não justificado. O pagamento pode ser efetuado por boleto, PIX ou cartão de crédito.
A quitação da multa pode ser realizada diretamente no site do TSE, acessando a aba “Quitação”.
Após o pagamento, o eleitor precisa acessar a aba “Atendimento ao Eleitor”, também no site do TSE, e entrar na parte direcionada para regularização do título de eleitor.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas