Cruz das Almas

Vereador Pablo Rezende alerta para a necessidade de obras de acessibilidade nos espaços públicos da cidade

Após circular nas redes sociais um vídeo de Gilmara dos Santos, moradora da comunidade do Tuá, o vereador Pablo Rezende (PT) levou o assunto para a Sessão Ordinária realizada em 25 de março na Câmara Municipal, onde o mesmo ergueu a bandeira da igualdade de acesso aos serviços públicos, destacando a necessidade existente de obras que garantam a acessibilidade nos espaços públicos da cidade.

No vídeo, a jovem relata a dificuldade de conseguir se locomover com a sua cadeira de rodas nas ruas da comunidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2022, quase 19 milhões de pessoas com 2 anos ou mais possuem algum tipo de deficiência, representando 8,9% da população brasileira, o que reforça a importância de tornar a cidade mais acessível.

Em seu discurso, o vereador destacou que a falta de acessibilidade pode excluir uma parcela significativa da população, privando-os do exercício de seus direitos básicos e chamou a atenção para a necessidade de promover a inclusão dessas pessoas nos espaços de serviços públicos.”a cidade só pode verdadeiramente progredir quando todos os seus cidadãos tiverem igualdade de acesso e oportunidades”, afirmou.

O parlamentar destacou a importância de adaptar prédios públicos, incluindo escolas, postos de saúde, repartições administrativas e praças, para garantir o pleno acesso dos cidadãos aos benefícios municipais. Além disso, apresentou indicações à prefeitura de Cruz das Almas, exigindo prioridade em obras e investimentos para promover a acessibilidade nos espaços públicos.

A atuação do vereador Pablo Rezende do PT de Cruz das Almas reflete um compromisso com a inclusão e a igualdade de direitos. Sua defesa por obras de acessibilidade nos espaços públicos demonstra um esforço contínuo para tornar a cidade mais justa e acessível para todos os seus habitantes. Resta agora aguardar as ações da prefeitura em resposta às indicações apresentadas, na esperança de que a acessibilidade se torne uma realidade para todos os cidadãos de Cruz das Almas.

Compartilhe esta notícia

Publicidade

Mais lidas