Recôncavo

Caminhada em apoio à reforma da estação Ferroviária em São Félix

Na manhã desta sexta-feira, 1, aconteceu caminhada em apoio à reforma da estação Ferroviária em São Félix.

A manifestação foi realizada saindo da Praça 02 de Julho até a Estação.

Marcaram presença, o Prefeito Alexsandro Brito, representantes de diversas instituições, como Antônio Bastos(Tafarel) que veio em nome do Instituto América, o professor da UFRB Jorge Cardoso, professores locais, a presidente da Irmandade da Boa Morte Joselita Sampaio Alves, além de moradores.

O objetivo principal da ação é promover a restauração da estação, realçando a sua relevância histórica.

Desde que a ferrovia deixou de funcionar como instituição de ensino em 2010, o prédio permaneceu sem uma destinação clara.

Já a algum tempo a Prefeitura de São Félix vinha enviando ofícios ao Governo Federal, solicitando ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a transferência da propriedade para o município, como explicou o prefeito Alexsandro.

“Tenho em mãos um documento do DNIT que inicialmente impedia a transferência para o município, alegando que a estação fazia parte da reserva técnica do patrimônio da União. Graças a Deus, houve uma mudança de entendimento e estamos avançando nesse processo”, afirmou o Prefeito.

Antônio Basto(Tafarel) destacou a importância histórica da ferrovia para a cidade de São Félix, ressaltando o seu papel como ponto de partida e chegada de pessoas e mercadorias, além de ser um local que disseminava novidades para a região na época que era ativa.

Para a Diretora de Cultura Elba Matos, a união dos grupos em prol da revitalização da estação demonstra a força da sociedade civil nesse processo, complementando a importância dos aspectos administrativos, de gestão e políticos para o desenvolvimento da cidade.

Ao chegarem à estação, os participantes formaram um abraço simbólico ao redor do prédio, mostrando o apoio e engajamento na causa.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas