Cruz das Almas

Movimentação intensa na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas durante janela partidária para mudança de partido

Durante os 30 dias do período de janela partidária, prazo para que os vereadores possam trocar de partido político para concorrer nas Eleições 2024 sem perder o mandato por infidelidade partidária, cerca de 6 vereadores trocarão de sigla em Cruz das Almas. 

Com o início do prazo, quarta-feira, 6 de março, a nova composição das bancadas deve alterar. Até a janela partidária a composição da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas era a seguinte: o PT, Republicanos e PP elegeram três vereadores cada. União Brasil, MDB e PSD elegeram dois vereadores cada. 

O MDB deve perder as duas vereadoras, respectivamente. A vereadora Camila Moura deve desembarcar da legenda e acompanhar o vice-prefeito André Eloy, na decisão de assumir o PSD. Já a vereadora Cedraz ainda não anunciou a sua decisão partidária, porém deve deixar o MDB e o destino poderá ser o PL. 

PT e União Brasil não devem ter alteração no número de integrantes. O PP deve perder um membro: O vereador Ximba deve oficializar a sua saída do partido e se filiar no Republicanos ou União Brasil. O Republicanos vai perder uma cadeira na câmara de vereadores de Cruz das Almas e o vereador Renan deve assumir o Avante na cidade. Os vereadores Paulinho e Thiago e Paulinho estão de malas prontas do PSD para o MDB. 

A chamada “janela partidária” se abre por 30 dias a cada ciclo eleitoral, permitindo a mudança de legenda sem que isso implique infidelidade partidária e consequente perda de mandato. O prazo de um mês está previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995, Artigo 22-A). Segundo a legislação, a janela se abre todo ano eleitoral, sempre seis meses antes do pleito. Neste ano, o calendário eleitoral estabeleceu o período de troca partidária de 6 de março a 6 de abril.

Compartilhe esta notícia

Publicidade

Mais lidas