Durante os 30 dias do período de janela partidária, prazo para que os vereadores possam trocar de partido político para concorrer nas Eleições 2024 sem perder o mandato por infidelidade partidária, cerca de 6 vereadores trocarão de sigla em Cruz das Almas.
Com o início do prazo, quarta-feira, 6 de março, a nova composição das bancadas deve alterar. Até a janela partidária a composição da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas era a seguinte: o PT, Republicanos e PP elegeram três vereadores cada. União Brasil, MDB e PSD elegeram dois vereadores cada.
O MDB deve perder as duas vereadoras, respectivamente. A vereadora Camila Moura deve desembarcar da legenda e acompanhar o vice-prefeito André Eloy, na decisão de assumir o PSD. Já a vereadora Cedraz ainda não anunciou a sua decisão partidária, porém deve deixar o MDB e o destino poderá ser o PL.
PT e União Brasil não devem ter alteração no número de integrantes. O PP deve perder um membro: O vereador Ximba deve oficializar a sua saída do partido e se filiar no Republicanos ou União Brasil. O Republicanos vai perder uma cadeira na câmara de vereadores de Cruz das Almas e o vereador Renan deve assumir o Avante na cidade. Os vereadores Paulinho e Thiago e Paulinho estão de malas prontas do PSD para o MDB.
A chamada “janela partidária” se abre por 30 dias a cada ciclo eleitoral, permitindo a mudança de legenda sem que isso implique infidelidade partidária e consequente perda de mandato. O prazo de um mês está previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995, Artigo 22-A). Segundo a legislação, a janela se abre todo ano eleitoral, sempre seis meses antes do pleito. Neste ano, o calendário eleitoral estabeleceu o período de troca partidária de 6 de março a 6 de abril.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.