A Noite da Beleza Negra realizada no último sábado (13), elegeu a mais nova Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê. O evento aconteceu na Senzala do Barro Preto, sede do bloco, no bairro do Curuzu.
Na 43ª edição do concurso, a escolhida pela banca composta por sete jurados, foi Larissa Valéria Sá Sacramento. Natural do bairro da Liberdade, Larissa, que concorria ao título pela terceira vez, tem 29 anos e é empresária do ramo da beleza.
Ainda no evento, que iniciou às comemorações pelos 50 anos do Ilê Aiyê na Bahia, foi autorizado o processo de patrimonialização da Noite da Beleza Negra como bem cultural imaterial do estado.
O processo é uma parceria do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).
Em 2024, o Ilê Aiyê e outros blocos afros receberão o maior investimento da história através do Programa Ouro Negro, da Secult-BA e da Sepromi.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.