Na manhã deste domingo (10), um grupo de indígenas da família Kairiri-Sajubas chegou à localidade de Pedra Branca, na Serra da Jiboia, município de Santa Terezinha, reivindicando a posse da terra e do território ocupado pelos seus ancestrais.
O grupo, que chegou em um ônibus, foi visto na entrada de uma fazenda, cantando e dançando em imagens que circulam nas redes sociais. Segundo informações, mais indígenas estão a caminho da localidade. Guarnições da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estão na área e acompanham as reivindicações.
“Esse local aqui é dos nossos ancestrais e do nosso povo também e estamos aqui lutando pelos nossos direitos”, declarou um do líderes do movimento.
Pedra Branca é um dos locais mais antigos da região, onde índios das etnias Kariri-Sapuyá começaram a povoação. Posteriormente, descendentes de europeus começaram a chegar ao local. A história do povoado de Pedra Branca foi marcada por conflitos entre indígenas, autoridades públicas e colonos locais.
Os indígenas de Pedra Branca enfrentaram um processo de exclusão da participação da administração pública da vila e, principalmente, um processo de usurpação das terras indígenas. Eles reivindicam uma légua e meia de terra que afirmam ter herdado de seus antepassados e, por isso, se consideram os legítimos donos.
Este conflito resultou na extinção da municipalidade e do aldeamento, na invasão das terras por posseiros e na dispersão dos indígenas. Agora, eles retornam para reivindicar o que acreditam ser seu por direito.
Via RevistaRecôncavo
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.