Brasil

Presidente Lula indica Flávio Dino para vaga no STF e Paulo Gonet para a PGR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou nesta segunda-feira (27), os nomes para ocuparem as vagas de Rosa Weber, no STF e Augusto Aras, na PGR. O atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), foi indicado para a cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) e Paulo Gonet Branco para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os dois nomes já eram apontados como favoritos para a ocupação das vagas.

Os nomes de Dino e Gonet agora serão enviados ao Senado Federal e passarão por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois de serem sabatinados, as indicações ainda passarão pelo plenário do Senado, onde precisam obter pelo menos 41 votos favoráveis.

Se aprovados, o STF e a PGR definirão as datas de posse dos indicados.

Currículo dos indicados

Flávio Dino é advogado, ex-juiz federal, advogado e político. Na carreira política foi deputado federal, governador do Maranhão por dois mandatos e eleito senador em 2022.

Ainda na transição de governo, Dino foi escolhido como ministro da Justiça e Segurança Pública e assim não chegou a despachar do Senado.

Paulo Gonet atua desde julho como vice-procurador-geral eleitoral, ou seja, é quem atua e representa o Ministério Público Eleitoral nos processos que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas