Bem-vindos ao “Proseando a Política”, o lugar o humor encontra a política em textos rápidos e divertidos.
A coragem repentina de Thiago
Sem dúvidas, o Presidente da Câmara, Thiago Chagas teve assunto pra dá e vender essa semana. Na sessão da última segunda-feira, dia da gentileza, o nobre ao fazer referência ao dia, o mesmo de forma clara e cristalina mandou um recado para Lando pedindo espaço para sua ‘vezinha’. O que eu não entendi foi o sentido de citar um colega de bancada para mandar o recado por tabela.
Seria uma alusão a fuxicaria amiga?
Thiago que na mesma sessão, mais uma vez não teve pulso pra controlar o vereador Raimundo de Gino e preferiu trancar a sessão por 5 minutos. Na volta, de maneira corajosa o mesmo mostrou-se ao menos firme, colocando o colega no lugar e desligando o microfone. Há quem diga que nesse intervalo de 5 minutos, Thiago recebeu um pito, ligação ou mensagem porque MAIS UMA VEZ deitaram na sessão no sentido de tumultuar. A pergunta é, como ser Prefeito com o coração fraco Thiago, como?
Atenção Roberto Câmara, Manu e Carmem
Se tem uma comunidade que tem sofrido sem representatividade é de fato a Pumba.
Escolas deixando a desejar, unidade de saúde sem médico todos os dias(ainda que dissessem que iria funcionar até às 21h), bebedouro quebrado na unidade de saúde, limpeza a desejar…o negócio tá ‘brabo’ pra esse povo viu.
A solução é apelar pra esses três aí pra vê se alguma coisa acontece, afinal, a Pumba parece estar a toa(do ponto de vista de quem lute junto ao governo por ela). Atenção Roberto Câmara, Manu e Dona Carmem, ajudem a Pumba!
Aí sim, Seu Nego
Propositor da Sessão em homenagem aos 5 anos da FBBR, Seu Nego estava impecável! Arrumação, bom discurso, um verdadeiro gentleman. Ao que parece a transformação de Seu Nego é apenas nas sessões ordinárias, onde precisa defender o governo e ser porta voz, mesmo tendo poucos ou quase benefício nenhum para tal.
O galego e o Paulista
O presidente do PT de Cruz das Almas, Elias Gomes, na última semana foi beber da fonte de sabedoria e fórmula para ganhar eleição que só o Galego Jacques Wagner têm. Inclusive para 2024, Cruz das Almas está bem posicionada no radar do Galego para ajudar nas eleições. E sabe de uma? Necessário viu. O cenário da oposição ainda é uma incógnita das mais confusas da história, além de um verdadeiro bate cabeça.
A cruzeta de Araponga
Dr Rafael Araponga ao que parece não desistiu de apoiar o Compadre. O que não se sabe ainda é como fica a situação em relação ao PSB. Lídice vem aí pra dá a benção a Lando, Araponga faz movimento contrário e leva Tiano(presidente de honra a tiracolo). Tá todo mundo certo, e todo mundo com a razão, vai dá certo esse plano tabajara, eis a questão.
Aqui tem corda no pescoço
Os ativistas mais resistentes e que teimam em compartilhar ou falar de Bolsonaro por aí tem passado por maus bocados nos bastidores da gestão municipal.
Um Bolsonarista nos confidenciou que foi chamado numa sala por um dos graúdos e foi literalmente coagido a não falar mais de Bolsonaro e nem compartilhar nada do mesmo. A idéia foi dada, e a ordem é essa, fazer o povo de Cruz das Almas desligar o Alcaide do ex presidente, que foi surrado nas urnas em Cruz das Almas. Aliás, o próprio alcaide já vem fazendo isso, haja vista o apagamento de fotos e uso das cores verdes e amarelas que eram fixas na gestão.
Dr Caldas, mais articulado que muita gente
Caldas Luiz tá mais articulado que muita gente que se diz político ou entendido e tal.
As boas ações do mandato de Seu Nego são frutos da mente pensante de Caldas, que só não consegue controlar os discursos pistolas do edil nas sessões ordinárias. Na sessão dos 5 anos da FBBR, Caldas fez o momento de reflexão e sentou inclusive na bancada de Vereadores. Olhando bem a foto, vejam se não parece uma mistura de Raça com o ‘Negão’ do zoinho azul.
A saga Araújo
Quem analisa a política de Cruz das Almas e conhece logo começa a imaginar que a pré-candidatura do atual presidente da câmara se isola devido à quantidade de “eu” que a proposta carrega. Em nenhum momento, o jovem político faz referência ao seu grupo político, nem tampouco apresenta uma proposta para a cidade. “É muito centrado em si mesmo”, afirma o experiente analista político, que completa sua análise: “De duas, uma: ou ele se encaminha para uma candidatura a serviço do atual prefeito, com o único intuito de dividir a oposição, ou estou sugerindo um rompimento político para ser o vice de Ednaldo.”
A análise ainda prevê que a pré-candidatura do jovem político não está fundamentada na oposição (ou seja, na esquerda), o que aumenta a possibilidade de ser algo realmente articulado pelo grupo Bolsonarista de Cruz das Almas para fragmentar ainda mais a oposição.
Vale lembrar que Mário do Jornal nunca rompeu com os Ribeiros. O problema dele sempre foi com Jean. Ednaldo fez Thiago presidente, e ele e o pai aparentam não ter coragem de assumir novamente uma postura governista. Mário, em seus mais de 40 anos de política, nunca ficou muito tempo na oposição e, no segundo mandato do PT, se agarrou em Orlandinho para retornar à política após ter se exaurido como vereador, adverte o analista.
Encerramos por aqui, mas voltaremos em breve com mais histórias para prosear sobre o nosso amado mundo político. Fiquem ligados, porque a política sempre nos reserva momentos de risadas e reflexão. Até a próxima edição do “Proseando a Política”!
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.