Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou um alerta epidemiológico, informando o registro de 645 novos casos de Covid-19 na última semana. Os dados foram coletados entre os dias 24 e 28 de outubro, representando um aumento de 131,2% em relação à semana anterior, quando foram registrados 279 casos. Embora o número de notificações por município não tenha sido detalhado, o aumento de casos é motivo de preocupação para as autoridades de saúde na região.
Feira de Santana registra aumento nos casos de Covid
A cidade de Feira de Santana também está enfrentando um aumento nos casos de Covid-19. Enquanto setembro registrou apenas seis casos positivos, outubro apresentou um significativo aumento, com 24 casos confirmados, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (Viep). A coordenadora da Viep, Carlita Correia, ressaltou a importância de continuar seguindo as medidas de prevenção, incluindo manter a caderneta vacinal completa com todas as doses contra a Covid.
Ela destacou que a vacinação é a ferramenta mais segura e eficaz para conter a propagação do vírus, reduzir sintomas graves e evitar óbitos causados por complicações da doença. Além disso, as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão oferecendo testes de antígeno de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada, para pessoas com sintomas gripais. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais também disponibilizam exames RT-PCR e testes de antígeno gratuitamente todos os dias, das 7h às 19h.
Prefeito de Salvador descarta obrigatoriedade de máscaras
Por sua vez, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que, apesar do aumento dos casos de Covid-19 no estado, não há planos de reintroduzir a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos na capital. Ele enfatizou que os casos recentes não são graves o suficiente para justificar internamentos em leitos de UTI e enfermaria. No entanto, ele instou a população a manter o ciclo vacinal atualizado e seguir os protocolos de medicação quando necessário.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, destacou que o aumento nos casos é, em grande parte, de menor gravidade e afeta principalmente aqueles que não completaram o ciclo vacinal. Ela fez um apelo para que todos se vacinem, especialmente com a bivalente, enfatizando que os que completaram o ciclo vacinal têm menor probabilidade de complicações.
Os dados atuais indicam que há apenas um paciente aguardando leito de UTI e um aguardando leito clínico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador. A situação está sendo monitorada de perto pelas autoridades de saúde na capital baiana.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.