No próximo dia 2 de dezembro, cinco chapas irão concorrer às eleições para a presidência do Bahia do próximo triênio 2024-2026, além de outras oito que concorrem ao Conselho Deliberativo.
Após a venda de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol do Esquadrão para o City Football Group por R$ 1 bilhão, os sócios com direito a voto (todos adimplentes com suas obrigações financeiras até o dia 1º de novembro de 2023) irão escolher quem comandará a Associação Esporte Clube Bahia, responsável por fiscalizar e garantir o cumprimento do contrato firmado com o City Football Group, além de desenvolver projetos e investimentos em outros esportes.
Confira abaixo os cinco candidatos que irão concorrer à presidência do Bahia nas eleições do próximo dia 2 de dezembro. Além do presidente e vice, que irão compor a Dirtoria Executiva, mais 100 conselheiros serão eleitos. As chapas que concorrem ao Conselho Deliberativo são a 100% Bahêa (n° 100), a Bahia na Veia (n° 123), a +Bahia (nº 888), a Simplesmente Bahia (n° 310), a Independente Tricolor (n° 159), a Revolução Tricolor (n° 131), a Bahêa do Povo! (n° 789) e a União Bahia (n° 121).
EMERSON FERRETTI
Ex-goleiro e ídolo do Bahia, Emerson Ferretti terá Paulo Tavares, do grupo Simplesmente Bahia, como vice. Emerson não é ligado a nenhum grupo e já foi presidente do Ypiranga, tradicional clube de Salvador. A chapa União Tricolor será representada pelo número 12.
De acordo com o ex-goleiro, os oito anos à frente do aurinegro baiano foram primordiais para a aquisição de experiência, mas os estudos fora de campo são igualmente importantes.
“Temos estudado essa possibilidade há algum tempo, se preparado, que eu acho que é o mais importante. Não só com a experiência prática que tive, de oito anos no Ypiranga, que foi um aprendizado tremendo, mas também fora de campo”, afirmou Emerson Ferretti, em entrevista recente ao Bahia Notícias.
MARCELO SANT’ANA
Ex-presidente do Bahia no triênio 2015-17, Marcelo Sant’Ana terá Rogério Gargur como vice, com apoio do grupo Revolução Tricolor. O número da chapa é o 12.
“Os primeiros a saberem oficialmente da nossa candidatura foram os funcionários do Bahia. Chegamos na sede do Clube às 16h55 – para não interferir no expediente que ia até às 17h devido ao jogo na Fonte Nova. A inscrição era por e-mail, mas, por respeito, fomos nos apresentar e ouvir cada um que trabalha pelo Clube que amamos. Reencontros e apresentações”, escreveu Sant’Ana em rede social.
Marcelo Sant’Ana é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), estudou na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, tem MBA em Marketing e Branding e se especializou em Gestão Técnica do Futebol e em Gestão Esportiva.
Enquanto presidente do Esquadrão, Marcelo conquistou o Campeonato Baiano de 2015, o acesso à Série A em 2016 e a Copa do Nordeste em 2017.
MARCUS VERHINE
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e com mestrado em Economia Aplicada e Finanças pela Universidade da Califórnia, Marcus Verhine é o atual presidente do Conselho Fiscal do Bahia. O candidato é membro do grupo +Bahia e terá Rogério Silveira (Independente Tricolor) como seu vice. A chapa batizada de Bahia Mais Independente será representada pelo número 88.
Além de ser atual presidente do Conselho Fiscal do Bahia, Verhine é Superintendente de Desenvolvimento Industrial na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Ele também já integrou o Conselho Deliberativo tricolor e comanda o Conselho Fiscal do clube desde 2018.
“Eu e Rogério Silveira apresentaremos um projeto de futuro para o Esporte Clube Bahia. Esse é o momento de união, criatividade e muito trabalho. Vamos manter acesa a paixão de nossa torcida pelo Tricolor e fazê-lo um clube ainda mais vencedor”, disse Marcus em suas redes sociais.
LEONARDO MARTINEZ
Atual presidente do Conselho Deliberativo do Bahia, Leonardo Martinez é candidato à presidência do Esquadrão. A sua vice é a conselheira Fernanda Tude e os dois fazem parte do grupo 100% Bahêa, representados pelo número 10.
Martinez é advogado, gestor, autor de projetos voltados ao terceiro setor e filho de ex-jogador de futebol. Postulante a vice, Fernanda Tude será a primeira mulher na busca por um cargo na diretoria executiva do Bahia.
“Será preciso que o sócio observe quem terá condições reais de executar as propostas apresentadas. Para mim a grande diferença está aí, em quem tem experiência e capacidade de execução. Precisamos lembrar que estamos falando de amor, paixão, algo que não se explica, que é o nosso sentimento pelo Bahia, mas também de capacidade de gestão, equilíbrio e dedicação integral a esse novo momento”, disse Leonardo.
JAILSON BARAÚNA
Conselheiro do Bahia há seis anos e membro do grupo Mais um Bahêa, Jailson Baraúna terá como vice em sua chapa Raimundo Nonato dos Santos. Eles representam o grupo Mais um Bahea (MUB) e vão concorrer com o número 79.
Formado em educação física, Baraúna tem vasta experiência no rádio baiano, com passagens por Metrópole, Sociedade, Excelsior e Transamérica.
“Com três eixos principais: o primeiro é cuidar do torcedor, do sócio, da pessoa. É ela que faz o clube, faz a associação ser quem é. Definir uma modalidade esportiva, e buscar novas receitas e parceiros comerciais. Para sermos um sócio da SAF, precisamos andar com as próprias pernas e ser forte naquilo que nos propusermos a fazer”, disse Baraúna ao Bahia Notícias.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.