MANOEL MOACIR MACEDO
Por: Ygor da Silva Coelho
“Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.” Não poderia haver palavras melhores do que essas do cientista Albert Einstein para definir a personalidade do colega Engenheiro Agrônomo Manoel Moacir Costa Macedo: Um homem de valor!
Formado pela Escola de Agronomia da UFBA, em Cruz das Almas em 1976, Manoel Moacir é possuidor de admirável currículo. Enumerar seus feitos, seus cargos, seus títulos, seus dezesseis livros, ultrapassaria o limite de uma crônica.
Com doutorado em Sociologia na Universidade de Sussex (Inglaterra) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Moacir é um cidadão moldado para romper as fronteiras do conhecimento.
Foi chefe adjunto da Embrapa em Cruz das Almas-BA e em Jaguariúna-SP, foi membro da Diretoria da Embrapa em Brasília, chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Sergipe, Superintendente da Fundação Ceres…
Além do vasto currículo é homem de grande coração. Um coração onde Cruz das Almas está presente nas suas lembranças, esteja ele em atividade na Inglaterra, em São Paulo, Brasília ou Sergipe.
Na sua passagem pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, a época recém-inaugurada, lembro da sua dedicação para vencer desafios e neutralizar políticas contrárias à instalação da unidade em Cruz das Almas. Entidades e figurões do sul do país viam Cruz das Almas como uma pequena cidade, inadequada à instalação do Centro Nacional de Pesquisas. Manoel Moacir era uma voz que fazia o contraponto a essa oposição, onde quer que estivesse, destacando as nossas virtudes e potenciais.
O mundo enfrenta crises na economia, na saúde, na segurança, nas relações sociais e políticas. Nas instituições de pesquisa e universidades, estudiosos se concentram para solucionar os variados problemas. Manoel Moacir sempre fez parte desse time que cria soluções e desenha os caminhos para um futuro melhor.
Atualmente aposentado, mas não satisfeito com a dinâmica do seu passado, participa de eventos e palestras, se faz presente na mídia, jornais e rádios, repartindo os conhecimentos que o tornaram um dos mais destacados técnicos da Embrapa.
Como agrônomo, bacharel em direito e pensador, sabe que é impossível imaginar o mundo sem tecnologia, sem inovação, sem educação, sem equilíbrio social… Associar esses temas, buscando o desenvolvimento sustentável, sempre foi marca na sua vida.
Casado com Rita Macedo, filha do lembrado comerciante cruzalmense Ataíde Passos, é pai de Larissa Macedo.
Manoel Moacir Costa Macedo, embora nascido em Rio Real-BA, leva Cruz das Almas no coração e representa uma história de sucesso, digna de registro entre as personalidades contemporâneas da nossa terra.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.