Reflexão Por: Ygor Coelho

Histórias de sucesso:JOSELITO MOTTA

Por: Ygor da Silva Coelho

O convite para contribuir com matérias para o jornal (www.jornalzero75.com.br) levou-me à reflexão sobre o que abordar. As alternativas eram várias, optei pela promoção dos valores empresariais e técnicos da cidade de Cruz das Almas-BA.

Iniciei, assim, relatos das “Histórias de Sucesso” de personagens vivas, gente que reúne competência, liderança, coragem e faz diferença na cidade.

Escrever sobre pessoas não é tarefa fácil, pelo risco de ser injusto, esquecendo nomes importantes. Por isso, fico atento aos leitores, que me escrevem e sugerem:

  • Falta incluir histórias de agrônomos da Embrapa!
  • Falta professor da UFBA!
  • E o mestre da UFRB?

Sim, faltam! Faltam empresários que dinamizam a economia da cidade e figuras que contribuíram para tornar Cruz das Almas conhecida no mundo acadêmico e científico. Mas é questão de tempo, haverá oportunidade para acatar as sugestões.

Como foi sugerido o tema Embrapa, inicio uma nova série de relatos com o agrônomo JOSELITO DA SILVA MOTTA.

Na Unidade da Embrapa de Cruz das Almas, trabalham cerca de 170 funcionários, sendo 70 pesquisadores, dedicados a buscar soluções para problemas agrícolas, criar variedades, aprimorar cultivos e dinamizar o agronegócio.

Joselito Motta está na Embrapa há mais de 40 anos. É citado por muitos, pelo Brasil afora, como um entusiasta, como o destacado Difusor de Tecnologia do Sistema Embrapa.

Durante as últimas quatro décadas, o agrônomo Joselito Motta tem sido parte importante no processo de inovação na agricultura. O seu papel é transferir o conhecimento obtido pela pesquisa para produtores, consumidores, empresas privadas e públicas.

Inovação, transferência e difusão são atividades que se complementam, por isso a importância do Difusor de Tecnologia. Uma descoberta, um avanço científico, não cumpre seu papel social se permanecer numa gaveta ou apenas publicado numa revista de difícil acesso.

Com a clareza do seu diálogo, a convivência que possui com as diferenças regionais e a compreensão das necessidades agrícolas, Joselito Motta cumpre bem a função de transferir conhecimentos.

A principal virtude de um Difusor de Tecnologia é desenvolver habilidade naqueles que dela necessitam. E ele é mestre como poucos nesse sentido.

A comunicação fácil o levou a grandes saltos. É presença requisitada em toda América Latina, na África e na Europa, particularmente Itália e França.

Ilustra bem o alcance do seu trabalho, a sua foto no alto da Torre Eiffel, em Paris, vestindo as cores da Embrapa. Joselito Motta foi ao país da alta gastronomia mostrar as propriedades culinárias da mandioca brasileira. E empolgou os franceses!

Joselito Motta faz parte daquele time que abraça o que faz com determinação. Faz parte da história da minha instituição, faz parte da história da agricultura.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas