Reflexão Por: Ygor Coelho

Uma conterrânea no “front” em Israel: Katia Waxman

Por: Ygor da Silva Coelho

Correndo pelos campos da Escola de Agronomia da UFBA, em Cruz das Almas, a menina Katia já demonstrava seu dinamismo e simpatia.

Katia é filha do professor de Climatologia e ex-Diretor da faculdade Moysés Waxman e de Tillie Waxman, professora de Inglês, nosso antigo CEAT.

Katia cresceu e se tornou uma linda jovem, costumava-se compará-la com Rosana Podestà, a atriz italiana de sucesso na época. Depois de morar na EAUFBA, a família Waxman mudou para o bairro do Tororó, em Salvador.

Assim como Cruz das Almas se tornou pequena para Katia, a capital da Bahia também não lhe preencheu e ela foi para o Rio de Janeiro, São Paulo, Israel… E de lá para o mundo todo. Katia só não fez ainda viagens interplanetárias.

Inteligente, carismática, solidária e sensível, Katia se faz presente onde necessário, onde pode ajudar. Não mede sacrifício. Sofreu ao ver o crime contra os inocentes em Israel na semana passada e, solidária como sempre, arregaçou as mangas e foi cozinhar para os soldados israelenses.

Hoje, por conta da sua atitude, Katia é notícia nos jornais brasileiros e, sendo seu conterrâneo cruzalmense e amigo de tantos anos, não posso deixar de registrar aquilo que só os amigos sabem.

Katia vem de Israel para Salvador duas vezes ao ano visitar sua mãe e seus parentes. O destino a levou para longe, mas o coração está aqui. São dias na praia de Guarajuba, visitando Cruz das Almas, navegando na Baía de Todos-os-Santos, no Pelourinho, no Olodum, em shows e festas.

Festa! É como Katia pensa que deveria ser a vida, por isso pegou nas suas armas para mudar o mundo. E sendo “chef de cozinha” foi para o fogão alimentar os soldados do exército do seu segundo país: Israel.

Katia sabe que não se faz omelete sem quebrar os ovos, não se constrói a paz sem luta. O seu palco hoje é o “front”, mas logo a paz virá e Katia estará aqui noutros palcos, como sempre, alegre, divertida e vibrante!

Perguntada sobre a sua coragem e eterno otimismo, ela responde: – “Na história da vida, o amor, a dedicação e a verdade sempre vencem”. Katia é surpreendente!

Te cuida guria! Deus a proteja! De Cruz das Almas, segue o meu abraço para ti!

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas