Por: Ygor da Silva Coelho
Sabe a pessoa que você encontra, conversa dez minutos, e se sente melhor, esperançoso e acreditando no futuro? É aquela que tem tendência ao otimismo, observa sempre o copo meio cheio e nunca meio vazio
Sou feliz por ter amigos assim e, dentre eles, incluo SIZERNANDO LUIZ OLIVEIRA.
Em qualquer momento de dificuldade, Sizernando é do tipo que sempre vê o lado positivo. Conforta, revigora a alma e faz o interlocutor se sentir bem.
Sizernando foi Chefe Geral da Embrapa em Cruz das Almas, foi presidente da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) e consultor internacional. É um homem de muitos projetos e sempre os realiza.
Ontem eu encontrei Sizernando, recém chegado de Madri, Espanha. Falou-me do plano futuro: Morar na sua cidade, Capela do Alto Alegre-BA, vender a moto estradeira, comprar uma charrete e levar uma vida bucólica.
Eu, hein? Acho que Sizernando andou ouvindo muito Elis Regina: “Eu quero uma casa no campo, onde eu possa ficar no tamanho da paz. E tenha somente a certeza dos limites do corpo e nada mais…”.
Se eu não conhecesse Sizernando, diria que ele não mudaria para Capela. Mas ele vai e eu, que sou muito urbano, me impressiono com a sua decisão.
É característica do capelense amar Capela do Alto Alegre. Talvez porque já nasce por influência de três palavras mágicas e de muito significado: capela, alto e alegre.
Sizernando fala de Capela com mais entusiasmo do que de Madri, de onde ele acabou de chegar. É fato conhecido que Capela tem uma população pequena, participativa e culturalmente elevada.
Mas, com toda admiração ao lugar, ao bucolismo, à sua gente, às tradições e a Elis, confesso, minha praia é a praia, o litoral. Fico convicto que Sizernando cumprirá a decisão ao lembrar que ele morava em Villas do Atlântico, na época o condomínio mais admirado da Bahia, antes dos atuais Alphavilles.
- Vou vender isso, muito chique para o meu gosto! Muita gente “fresca”!
- Vende nada! Morar em Villas é um sonho!
Ocorre que, certa feita apareceu em Villas uma estrela da música brasileira, premiado compositor de clássicos, que se tornou amigo de Sizernando. Passado um tempo, perguntei-lhe sobre Villas do Atlântico.
- Vendi a casa para Guilherme Arantes! Meu sonho é Capela! Lá será o “Meu mundo e nada mais”, como canta Guilherme!
Na Espanha, Sizernando conheceu a Catedral de Compostela, mas não esquece Capela!
Michelangelo pintou a Capela Sistina, Franco Velasco pintou a Igreja do Bonfim. Sizernando pinta a pequenina cidade de Capela do Alto Alegre com cores vivas e otimistas. Assim como pinta nossas vidas quando o encontramos!
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.