Na manhã de hoje, 6 de outubro, um encontro marcou um importante passo para o desenvolvimento educacional e econômico da região. O vereador Pablo Rezende (PT), liderou uma reunião de alinhamento que contou com a participação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Secretaria de Educação do Estado e o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP). O foco central da reunião foi a implantação da Escola Fábrica de Derivados da Mandioca no Recôncavo Baiano.
A iniciativa representa um marco na educação e no fortalecimento da agricultura na região do Recôncavo, uma vez que busca unir o ensino técnico de alta qualidade com a valorização da cultura agrícola local. A mandioca, um dos principais produtos agrícolas do Recôncavo, desempenha um papel fundamental na economia da região, e a Escola Fábrica surge como um meio de capacitar jovens e adultos para atuar na cadeia produtiva da mandioca, agregando valor aos seus derivados e contribuindo para o crescimento econômico sustentável.
O vereador Pablo Rezende, que tem sido um fervoroso defensor dessa iniciativa, destacou sua importância: “A Escola Fábrica de Derivados da Mandioca representa um grande passo para nossa região. Além de proporcionar uma educação de qualidade, ela vai impulsionar nossa economia local e fortalecer a agricultura, que é um pilar essencial de nossa comunidade.”
Durante a reunião, o Professor Ezequiel, superintendente de educação profissional e tecnológica da secretaria de educação do estado da Bahia destacou a importância desse projeto para o desenvolvimento regional: “Estamos comprometidos em criar oportunidades de formação técnica de excelência que atendam às necessidades da comunidade local. A Escola Fábrica de Derivados da Mandioca será uma ponte entre a educação e o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que fortalecerá a agricultura e a economia do Recôncavo Baiano.”
Eduardo, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfatizou seu apoio à iniciativa e o estímulo que trará à produção local beneficiando significativamente os agricultores locais. A parceria com o CETEP garantirá que os cursos técnicos e profissionalizantes oferecidos estejam alinhados com as necessidades da indústria de derivados da mandioca.
O CETEP, por sua vez, irá desempenhar um papel fundamental na operacionalização da escola fábrica, garantindo a oferta de cursos de formação técnica e profissionalizante de alto nível. A intenção é que os alunos tenham acesso a uma educação prática e teórica de qualidade, preparando-os para atuar em diversas etapas da cadeia produtiva da mandioca, desde o cultivo até a transformação em produtos derivados.
O projeto da Escola Fábrica de Derivados da Mandioca representa um exemplo de sinergia entre educação e desenvolvimento econômico, apoiando a comunidade local e promovendo a valorização da cultura agrícola. Com essa reunião de alinhamento, o Recôncavo Baiano avança em direção a um futuro mais promissor, onde o conhecimento e a produção local se unem para impulsionar o crescimento sustentável da região.
Emilly Chaves – Assessora de Comunicação Parlamentar
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.