Bahia

Baixa vacinação de meningite deixa Sesab em alerta para possível aumento de casos

A baixa procura pela vacinação de meningite na Bahia, em 2023, tem preocupado especialistas da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A pasta ligou o alerta para a cobertura vacinal da doença, já que o imunizante é a principal maneira de prevenção. O alerta chega após uma paciente ser diagnosticada com meningite bacteriana, na cidade de Alagoinhas, na última terça-feira (29).

De acordo com dados do órgão, a cobertura vacinal na Bahia neste ano registrou somente 48,7% da população elegível vacinada. Desde 2019, os resultados têm sido inferiores ao esperado pela Sesab. Entre 2019 e 2021, a imunização de meningite já havia registrado uma queda, quando passou de 73,8% a 63,7.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, o número é inferior ao que era esperado pela pasta.

“De fato a população não está priorizando atualizar a caderneta de vacinação como priorizava antigamente. Temos um retrato de baixa adesão da população. Somente metade do público elegível foi efetivamente vacinado. Então o que eu tinha de dado formal no sistema oficial é somente metade, quando dos 95% temos somente quase 50%. Isso é muito baixo e tem nos preocupado”, avaliou.

Apesar do baixo número de pessoas imunizadas, a Secretaria Estadual de Saúde descartou o surto da doença. No entanto, a coordenadora alertou ainda para a possibilidade de crescimento de casos de meningites, se não houver maior adesão da população a vacinas.

“Considerando os baixos índices de coberturas vacinais, nós temos um risco aumentado de a gente ter um maior número de casos de meningites, visto que eu teria um maior número de pessoas suscetíveis ao adoecimento por agentes que poderiam ter se prevenidos efetivamente com a vacinação”, indicou.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas