Mais 20 ônibus novos climatizados foram entregues à população de Salvador na manhã desta quinta-feira (20), pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na Praça do Sol, em Periperi. Segundo o Executivo municipal, os novos veículos fazem parte da renovação anual da frota da cidade.
Os coletivos serão destinados para linhas que operam no bairro de Mirantes de Periperi. São elas: 1633 – Mirantes de Periperi x Ondina, 1636 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí (via BR 324), 1637 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí e 1649 – Mirantes de Periperi x Estação Cidadela. Com essa entrega, Salvador passa a contar com 546 ônibus com ar-condicionado.
De acordo com o secretário municipal de mobilidade, Fabrizzio Müller, à medida que os próximos ônibus forem chegando, serão alocados nas linhas que registram maior carregamento de usuários na cidade. “Nosso objetivo é cada vez mais oferecer conforto aos usuários do sistema. Mesmo com todas as limitações econômicas enfrentadas, estamos mantendo a renovação anual da nossa frota”, afirmou.
Os novos ônibus entregues pela prefeitura possuem motor Euro 6, com tecnologia que diminui a emissão de poluentes, ruídos e tem maior eficiência energética. Este tipo de motorização traz várias vantagens significativas que beneficiam tanto o meio ambiente quanto as pessoas.
O sistema foi projetado para reduzir drasticamente as emissões de poluentes, como dióxido de nitrogênio (NOx) e partículas finas. A tecnologia ajuda a melhorar a qualidade do ar nas cidades e a diminuir os impactos negativos na saúde das pessoas, como problemas respiratórios e cardiovasculares.
Além disso, os ônibus Euro 6 também são mais eficientes no consumo de combustível. Isso significa que eles conseguem percorrer maiores distâncias com uma quantidade menor de combustível, o que é ótimo para reduzir os custos operacionais das empresas de transporte público.
Outra vantagem importante da nova motorização é a utilização de tecnologias mais avançadas de controle de emissões. Isso inclui sistemas de pós-tratamento, como catalisadores e filtros, que ajudam a eliminar mais os poluentes antes de serem liberados na atmosfera.
“A partir de agora, os novos ônibus adquiridos para Salvador serão equipados com este motor. Seguimos buscando soluções que visem trazer mais qualidade para o transporte aliadas à sustentabilidade”, afirmou Müller.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.