A família do ex-prefeito Lourival Santos utilizou as redes sociais para relembrar a importante contribuição de seu pai na criação da festa junina da cidade. Durante seu mandato de 1989 a 1992, Lourival Santos foi responsável pela introdução de dois eventos culturais marcantes em Cruz das Almas. O primeiro deles foi a micareta que substituiu o nosso tradicional carnaval de rua.
No entanto, o legado de Lourival Santos vai além. Ele foi o idealizador do São João de Cruz das Almas, uma festa que não contava com shows até 1988. A tradição local consistia em soltar espadas de fogo e a participação dos bloquinhos juninos no tradicional São João de Rua. Logo no seu primeiro ano de governo, Lourival criou o Arraiá do Laranjá, realizado no Parque Sumauma.
Recentemente, seu filho Marcos Santos compartilhou em seu Instagram uma emocionante lembrança daquela época: “Foi nessa praça, debaixo da formosa Sumauma, que ele teve a visão de criar uma festa popular, acessível a todos de forma gratuita. E que festa linda se tornou… Lembro como hoje, ele e meu irmão Marcos Santos na varanda de casa, pensando nas possíveis atrações do primeiro ‘Arraiá do Laranjá’!”, escreveu a filha do ex-prefeito Lourival Santos.
É importante resgatar essa história, que muitas vezes é desconhecida pela população, e valorizar a memória desse visionário que contribuiu significativamente para o São João de Cruz das Almas.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.