Por: Ygor da Silva Coelho
Recentemente, alguns amigos que arredaram o pé e se espalharam pelo mundo me inundaram de inveja com fotos do interior da França, Itália e Portugal.
A atitude que mais me impressionou foi a de Júlio Leoni, que arrumou as malas definitivamente, vendeu o que tinha e foi morar numa cidadezinha na região da Provence, na França.
Júlio tem me encantado com seus vídeos, mostrando as ruas históricas, flores que parecem explodir em profusão, palácios e pessoas que caminham calmamente para comprar o pão na “boulangerie” de uma praça sem nenhum carro, moto, cavalo ou bicicleta a ocupar espaços indevidos.

Júlio sem querer me entristece, porque me faz ver que o lugar onde vivo ainda precisa evoluir muito. A minha cidade tem tudo para ser FASCINANTE, mas nem todos reconhecem as suas virtudes e belezas.
Hoje, ao acordar, vi que a flor que plantei no meu jardim foi arrancada. Mais tarde, ao dirigir-me à praça principal constatei os mesmos carros tomando a fachada da Catedral, inclusive, a rampa de cadeirante.
Contra esse estacionamento já tentei sensibilizar autoridades, mas, apesar das mensagens e apelos, as camionetes, os celtas e palios da vida continuam ocupando a frente da mais antiga e histórica construção da cidade. Esquecemos que HISTÓRIA é patrimônio, economia e atrativo turístico. Para um turista que nos visita é impossível tirar uma foto da nossa Catedral sem sair um Chevrolet!
Diferentemente do povo da Provence, que Júlio filma caminhando tranquilo nas ruelas medievais, volto correndo e aflito para casa. Lar doce Lar!
No caminho de volta, um ciclista pedalando pela calçada quase me atropela. Bicicleta no passeio é um risco e costume deplorável! O fato aumenta minha aflição.
Preocupado com os nossos maus hábitos, leio sobre urbanidade: “Conjunto de atitudes que expressam respeito entre pessoas; demonstração de civilidade; carinho com a sua cidade…”
Infelizmente, nem todos enxergam que a cidade é muito LINDA para ser maltratada. Mas não perco a esperança, um dia chegaremos lá! Na vida é preciso sonhar, ter esperança e acreditar.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.