Cruz das Almas está movimentada com a proximidade das eleições municipais. Alguns nomes surgem como pré-candidatos à prefeitura, demonstrando a pluralidade e a representatividade do cenário político local para as eleições de 2024.
Entre os pré-candidatos, no campo governista, está o atual prefeito Ednaldo Ribeiro, que busca a reeleição. Ednaldo Ribeiro já foi vereador, vice-prefeito e prefeito, tendo sido eleito para o segundo mandato em 2020.
Renan, embora se declare afastado da atual gestão, também figura como pré-candidato governista. Sua base eleitoral incluindo a sua esposa, que ocupam cargos de confiança no governo de Ednaldo. O jovem político está tentando viabilizar seu nome para a prefeitura.
Na disputa também está o atual vice-prefeito André Eloy, que rompeu as relações políticas com o atual prefeito no ano passado. André se declara independente e trabalha para formar um grupo com lideranças políticas da oposição e do governo.
Outro nome é o do ex-vice-prefeito Max Passos. Max, que já foi vereador e vice-prefeito, agora dirige o setor de habitação no Detran Bahia. O político busca a reciprocidade da lealdade ao grupo de oposição da cidade.
O vereador Thiago Chagas, atualmente presidente da Câmara Municipal, também figura como pré-candidato à prefeitura pela oposição. Thiago conta com o apoio de seu pai, que possui mais de 40 anos de vida pública na cidade.
O ex-prefeito Orlandinho, do PT, que já ocupou o cargo por três vezes, usará sua força política para, primeiramente, convencer seu grupo de que é o melhor nome para disputar a eleição pela oposição.
Ainda na lista de pré-candidatos está o ex-vereador Zé Raimundo. Negão de Raça foi candidato em 2020 pelo grupo do atual prefeito e em 2022 retornou à oposição, agora buscando disputar a prefeitura.
Por fim, destaca-se a presença do dançarino Michael Friend, que traz uma perspectiva diferente para o cenário político da cidade.
Esses pré-candidatos representam diferentes visões e propostas para o futuro da cidade.
Todos ainda terão que passar pelas articulações internas de seus respectivos partidos e grupos políticos até terem seus nomes homologados nas convenções.
Neste período pré-eleitoral, o debate político e a participação ativa da população serão essenciais para a construção de uma Cruz das Almas ainda mais próspera e inclusiva.
Existe uma tradição em Cruz das Almas de polarização entre dois grupos políticos tradicionais. O surgimento de uma terceira via poderá renovar o cenário político na cidade.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.