Geral

Polícia chega a 15 pessoas que anunciaram ataques às escolas na BA 

Desde que uma onda de ameaça a escolas baianas começou a levar pânico para à comunidade escolar e famílias de estudantes, o Laboratório de Inteligência Cibernética da Polícia Civil (Ciberlab) recebeu 28 pedidos de apuração de casos enviados por delegados de todo o estado. Os agentes da segurança pública queriam descobrir quem eram as pessoas que estavam por trás das contas que espalhavam anúncios de ataques na internet. 

Os perfis foram analisados e os investigadores solicitaram às plataformas dados dos usuários suspeitos. 

Até o momento, já foram descobertas as identidades de 15 pessoas que prometiam ataques armados nas unidades de ensino públicas e privadas. Do total de usuários de contas de redes de relacionamento e de plataforma de jogos online identificados, apenas um era adulto. Todos os outros eram crianças e adolescentes. 

De acordo com o coordenador do Ciberlab, delegado Delmar Bittencourt, todas pessoas, quando confrontadas, alegaram que tudo não passava de uma “brincadeira”, e que não tinham a intenção de colocar os supostos planos de ataques em prática. Outros perfis ainda estão sendo analisados e seus donos ainda não foram identificados. Do total de pedidos de investigação que chegaram ao Laboratório, cinco deles resultaram em mandados de busca e apreensão nas residências dos então suspeitos de ataques.     

“Analisamos todos os casos e quando sentimos que algum faz sentido pedimos às plataformas as informações, a partir daí, vamos traçando e dando andamento às investigações até chegar ao autor, fazendo buscas em códigos abertos e fechados e, se necessário, pedindo a autorização de quebra de dados para os juízes”, explicou Bittencourt durante uma coletiva de imprensa na sede da Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (18).

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas