Bahia

Cotada para vaga de conselheira do TCM, Aline Peixoto tem irmã alocada em cargo no tribunal

Favorita para ser a indicação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) à vaga de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a ex-primeira-dama Aline Peixoto, esposa do ministro Rui Costa (Casa Civil), já tem uma irmã que faz parte do quadro de funcionários da Corte de Contas.

Aline é o nome da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para assumir da vaga no conselho do TCM. Como a base do petista tem ampla maioria na Casa, ela tem o favoritismo para vencer o ex-deputado Tom Araújo, outro nome na disputa. Contudo, como o voto é secreto, parlamentares admitem internamente que deve haver traições dentro do grupo.

A indicação ganhou repercussão nacional e, segundo a BBC Brasil, vem gerando desgastes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na Bahia, há divergências na alta cúpula do partido. O senador Jaques Wagner (PT) admitiu ao Metro1 que não concorda com a indicação. A esposa de Wagner, a ex-primeira-dama Fátima Mendonça, questionou a articulação. “Só tem esse caminho?”, indagou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Um dos principais elos de sustentação do grupo governista, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, do MDB do vice-governador Geraldo Jr., protestou. “Pelas histórias de sucessos, o Wagner, quando fala, deve ser ouvido. Com a experiência que tem, o MDB sempre reflete sobre as habitualmente ponderadas manifestações do senador”, disse o emedebista, em publicação no Instagram.

Naiane Almeida Peixoto é lotada no gabinete do conselheiro e ex-deputado federal Nelson Pelegrino. Nomeada em 1° de outubro de 2021, conforme dados disponibilizados de maneira pública pelo TCM, ela tem remuneração de quase R$ 9,5 – sem adicionais incluídos.

Enquanto isto, as indicações de Aline e Tom seguem o rito necessário dentro da AL-BA. Ambos serão sabatinados na próxima semana pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Após isto, os nomes serão submetidos ao plenário. A indicação aprovada será enviada a Jerônimo, que possui a atribuição de nomear o novo conselheiro.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas