O secretário de Saúde Indígena (Sesai), Weibe Tapeba, estimou que mais de mil pessoas debilitadas no Território Indígena Yanomami, em Roraima, foram resgatadas pelas autoridades desde de o início da ação emergencial interministerial na região, convocada na última sexta-feira (20).
A declaração foi feita pelo secretário em uma coletiva de imprensa que ele concedeu, nesta segunda-feira (23), no município de Boa Vista. Durante o momento, ele também afirmou que os indígenas deste território estão sofrendo com uma crise de malária e desnutrição severa.
Apesar disso, a maior parte dos enfermos são encaminhados ao posto da cidade de Surucucu, que não possui estrutura ideal para atendimento médico. Somente aqueles que se encaixam em quadros graves conseguem ser transferidos para unidades de saúde em Boa Vista.
“É uma operação que envolve uma complexidade muito grande, uma estrutura, uma logística e nós precisamos cobrir todo o território, principalmente aquelas comunidades que estão muitas vezes refém das ações dos garimpeiros”, acrescentou Weibe Tapeba.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.