O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta sexta-feira (9), cinco nomes da sua equipe de governo.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi anunciado como ministro da Casa Civil.
Além deles, foram confirmados Fernando Haddad (PT), na Fazenda, José Múcio Monteiro, na Defesa e Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública. Também confirmou Mauro Vieira como ministro das Relações Exteriores, que não participou porque está em viagem internacional.
O anúncio dos nomes aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da transição de governo, em Brasília. Lula disse ainda que a transição encerra na próxima terça-feira (13).
“Eu penso que foi a transição mais democrática já feita nas histórias das transições. Oque me impressionou bastante foi a quantidade de voluntários. Me impressionou bastante porque nem utilizamos o dinheiro disponibilizado para a transição”, disse o presidente eleito
Baiano
Rui Costa será empossado como ministro no dia 1º de janeiro. Com a nomeação dele, a Bahia volta a ter uma indicação para a considerada uma das pastas mais relevantes da Esplanada.
A última vez foi em 2016 quando a ex-secretária de Jaques Wagner (PT), Eva Chiavon, assumiu o posto no governo de Dilma Rousseff (PT). O próprio Wagner também ocupou o cargo entre o final de 2015 e início de 2016.
Rui, no entanto, será o primeiro baiano a ocupar o Ministério da Casa Civil, pelo menos, desde a redemocratização do país em 1985. “Certamente, (Rui Costa) vai prestar um extraordinário serviço a Casa Civil. Será meu ministro-chefe da Casa Civil”, disse Lula.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.