Cruz das Almas

Gerente da Embasa explica como funciona a distribuição de água pela Embasa de Cruz das Almas e responde demandas da população

O Gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento/Embasa de Cruz das Almas, José Luiz Filho, esclareceu em entrevista ao JornalZero75, nesta quinta-feira (08), algumas dúvidas sobre como é feito todo o processo de captação e tratamento da água que chega às nossas torneiras e respondeu perguntas de ouvintes da Excelsior Recôncavo FM 105.1.

De acordo com José Luiz, o saneamento no Brasil é um grande desafio ocasionado pela demora do seu início, mas desde 2017 quando assumiu a gerência do Cruz das Almas a Embasa tem concentrado seus esforços e recursos para garantir a continuidade da prestação dos serviços de abastecimento de água e de expansão de esgotamento sanitário no município.  

“A Embasa vem realizando investimentos expressivos voltados para ampliação do acesso ao sistema de esgotamento sanitário (SES) em Cruz das Almas. Com investimento de mais de R$ 6 milhões em recursos próprios e hoje Cruz das Almas tem 53,25% da área urbana com cobertura e atendimento de esgoto no município. Em 2023 iremos iniciar um projeto para atender as demais áreas do município.“ Afirmou José Luiz

Interrupções no fornecimento de água

 Questionado sobre as recorrentes interrupções no abastecimento de água, José Luiz esclareceu que todas as redes são monitoradas de forma remota durante 24h,mas que em um determinado horário de acordo com o consumo geral da cidade a pressão da bomba que envia a água acaba sendo reduzida, principalmente nos horários onde a embasa considera como ‘pico’ de demanda a água não tem força para chegar em todas as residências, e orienta que a população realize registros de horários em que acontece essas interrupções para avaliar o problema.

“O sistema de Cruz das Almas é bombeado, a água sai de uma casa de bomba que vem até o município, e temos um contrato firmado com a Coelba onde é necessário parar o motor de bombeamento de segunda à sexta-feira das 18h até as 21h excetos feriados e nisso as localidades mais altas do município acontece uma baixa nessa pressão e por isso a água não chega até essas localidades.” Disse.

O gerente destacou ainda na entrevista que outros importantes investimentos realizados em Cruz das Almas nos últimos anos incluem a compra de equipamentos que melhoraram a qualidade na execução de serviços.

Compartilhe esta notícia

Publicidade

Mais lidas