Na véspera do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que acontece neste domingo (13), a recomendação é deixar os livros e apostilas de lado e descansar, além de conferir como chegar ao local de prova e separar o que precisa levar para o exame. Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos em todo o país.
“É esperado que o aluno já tenha estudado o que tinha para estudar. Então, agora é hora de descansar, de abstrair um pouco. Ele pode usar o dia para separar os documentos, preparar o lanche que vai levar no dia, conferir a previsão do tempo, rever a rota até a escola, conferir se as canetas pretas estão riscando, coisas assim”, sugere Pedro Marinho, coordenador do Cursinho Popular de Valinhos, no interior de São Paulo.
Ele também lembra a importância de ter uma boa noite de sono antes do exame.
“O aluno também deve dormir bem na véspera da prova. Um aluno descansado tem mais chances de se sair melhor do que aquele que virou a noite revisando conteúdo”, lembra ele.
Outro ponto de atenção é a alimentação. A nutricionista, Ana Paula Carneiro, do Colégio Azul e Branco, em Porto Alegre, recomenda que o estudante faça refeições balanceadas, evitando comidas mais gordurosas, para ajudar na digestão.
Local de prova, horários e o que levar
Primeiro dia do Enem 2022: 13 de novembro (domingo)
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
redação.
Horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só pode sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Atenção: O Enem digital não é feito de casa, mas no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional. Leia mais informações sobre o Enem digital aqui.
Locais de prova
O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.
O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).
O Inep recomenda que o candidato imprima o “cartão” e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
Dica: Veja com antecedência como chegar ao local de prova, calculando o tempo que levará usando o meio de transporte planejado. Não se esqueça que, aos domingos, a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida. Então, se possível, o ideal é, neste sábado (12), percorrer o caminho todo até onde fará o exame e, assim, se organizar melhor no dia.
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche; e
Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode levar no dia prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.
Conteúdo G1
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.