Por: Ygor da Silva Coelho
“Um grande homem tem o dom de engrandecer todos à sua volta.”
No último fim de semana, se despediu de Cruz das Almas um grande homem. Um pai excepcional, um cidadão respeitoso, um político carismático, um competente colega.
O Engenheiro Agrônomo Lourival José dos Santos nos deixou aos 89 anos. A sua vitalidade, o seu caminhar pela cidade, a participação em eventos sociais nos fazia crer que Lourival seria um centenário. Mas quis o destino antecipar a sua despedida da terra.
Seus filhos, esposa, netos e familiares, choram a saudade de um parente extremamente carinhoso. Seus colegas lamentam a perda de tão simpática convivência.
Lembro de Lourival Santos chegando à Cruz das Almas para fazer Agronomia na UFBA. Trazia a experiência e a maturidade dos anos de ensino no Colégio Batista Taylor-Egídio, de Jaguaquara, uma das referências educacionais na época. Já casado com Lecy Galvão, tendo filhos pequenos, Lourival enfrentou e venceu muitos desafios. Para custear seus estudos e educar os filhos, conciliava o ensino de matemática no Colégio Estadual Alberto Torres – CEAT, com o curso de Agronomia.
Na faculdade, com o seu equilíbrio e amadurecimento, muitas vezes foi a bússola, o exemplo para os universitários mais jovens.
Graduou-se em 1971, tornou-se extensionista rural e, mais tarde, professor de Extensão Rural na UFBA/UFRB.
Lourival era um homem irrequieto, um cidadão que queria tornar o mundo melhor. Um dos caminhos que vislumbrava era a modernização da agroindústria. Em sociedade com colegas fundou a EMDER-Empresa de Desenvolvimento Rural, com séde em Cruz das Almas-BA e escritórios por quase todas a Bahia, também no Norte de Minas, no Piauí e no Maranhão.
Simpático e carismático, candidatou-se a Prefeito de Cruz das Almas, venceu as eleições e, durante o mandato, deixou marcas ainda hoje reverenciadas e sentidas.
Mas o Prefeito de uma cidade do interior, assim como um extensionista rural, não possui forças suficientes para mudar panoramas mais amplos. Ele sabia que transformações mais profundas passam pela educação. E novamente em sociedade (era um homem com capacidade de agregar forças e reunir competências), fundou o Colégio Acadêmico, uma respeitável instituição de ensino, nos moldes das mais modernas da Bahia e do Brasil.
São várias as marcas deixadas pelo colega Lourival José dos Santos na sua caminhada no nosso meio. As realizações concretas estão registradas em livros e arquivos. Além dessas, há aquelas ações menos visíveis, que tocaram no coração das pessoas ao seu redor, os ensinamentos que mudaram vidas e destinos de alunos, agricultores e empresários.
Lourival José dos Santos foi um homem com o dom da fé, da sabedoria e da realização. Lourival José dos Santos fará falta na terra!
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.