Cerca de 47.625 cruzalmenses vão as urnas neste domingo, 02, para escolherem os seus representantes políticos. As informações foram divulgadas pelo analista judiciário do TRE-BA, André Miranda, durante entrevista ao site Informe Cruz.
O município conta com 140 urnas distribuídas pelos locais de votação, sendo na zona urbana e na zona rural, além das urnas de contingência para utilizar em caso de alguma seção eleitoral apresentar problemas.
Prepostos do Ministério Público, da Justiça Eleitoral e das Polícias Militar e Civil estarão realizando diligências durante todo o dia para garantir a segurança da votação e a lisura do processo.
Serão escolhidos os nomes que vão ocupar os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal e estadual.
Fique Sabendo
O local reservado para que a eleitora ou o eleitor possa votar dentro da seção eleitoral é a cabine de votação. Esse pequeno espaço separado com uma divisória garante que o momento único do voto na urna eletrônica ocorra com total sigilo e sem violação. Por isso, é proibido entrar na cabine com aparelho celular ou máquinas fotográficas e filmadoras. Cabe à mesa receptora reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando.
O objetivo da medida é evitar que esses equipamentos possam ser empregados para expor o conteúdo do voto. Busca também assegurar que o cidadão exerça o direito de votar nos candidatos de sua preferência com total liberdade de escolha, sem que haja a mínima possibilidade de identificação da escolha manifestada na urna eletrônica.
Fonte: TSE
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.