São 5 candidatos concorrendo ao cargo para Deputado Federal em Cruz das Almas: André Eloy (PDT), Zé Raimundo (PSB), Paulo Tear (PP), Luan Lopes (PSDB) e Michael Friend Jackson (PMB). Os candidatos Luan Lopes (PSDB) e Paulo Tear (PP), receberam o convite para participar da nossa série de entrevista, mas não enviaram suas respectivas propostas.
Conheça as propostas e os candidatos, André Eloy, Zé Raimundo e Michael Friend Jackson.
André Eloy – Partido Democrático Trabalhista – PDT
André Eloy está desde 1992 na vida pública, como ele mesmo classifica desde 1992 a serviço do povo. Em 2004, ele começa sua trajetória na política sendo vereador em Cruz das Almas. Em 2008, foi o único reeleito como vereador de Cruz das Almas e em 2012 foi o vereador mais votado do município. Já em 2013 atuou também como secretário de Saúde de Cruz das Almas e em 2017 ocupou o mesmo cargo na cidade de Mutuípe.
Em 2018 ele foi candidato a Deputado Federal, mas não se elegeu, mesmo assim, seguiu trabalhando no município, atualmente é o vice-prefeito de Cruz das Almas.
Nós questionamos suas propostas, caso seja eleito a Deputado Federal. O que ele pretende fazer para o município de Cruz das Almas, Recôncavo e para a Bahia como todo. Com relação a área da saúde, segundo ele não dá mais para concentrar todo o atendimento do Recôncavo apenas no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, isso tem implicado na grande fila de regulação e demora na transferência de pacientes.
Levando em consideração a valorização dos jovens estudantes, para que este tenha uma ocupação até mesmo quando ainda esteja no Ensino Médio, seja para estudar para ingressar na Universidade ou já começar a carreira profissional, o candidato diz que a luta será criar mais oportunidades para os jovens com investimentos na educação pública e foco na qualificação digital, através da viabilização da construção de novos centros de convivência nas comunidades mais vulneráveis socialmente, além de implementar ações de reforço em cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho.
O candidato também pretende trazer a tecnologia a favor da luta contra a criminalidade. “Vamos trabalhar para criar uma nova política de combate ao crime por meio da tecnologia. As delegacias regionais precisam ser reestruturadas, com mais viaturas e efetivo policial. Outro fator preponderante é a valorização dos profissionais de segurança pública, através de incentivos financeiros, melhoria salarial e reconhecimento das boas práticas. Necessária também a ampliação da força policial no recôncavo, tendo em vista o baixo número do contingente atualmente. A redução da criminalidade não se dará apenas com estes investimentos na segurança, mas com políticas públicas que envolvam educação, geração de emprego e renda, esporte, cultura e lazer. Necessitamos de mudanças em nosso sistema prisional e políticas públicas de reinserção e ressocialização dos infratores”, ressalta.
Michael Friend Jackson – Partido da Mulher Brasileira – PMB
O candidato a deputado federal Michael Friend Jackson – PMB (Partido Da Mulher Brasileira). Declarou ao TSE ser casado(a), possui ensino médio completo e sua profissão é locutor e comentarista de rádio e televisão. Essa é a primeira vez que Romildo Clemente Dos Santos, seu nome de fato, é candidato a um cargo público.
Perguntamos sobre suas propostas, como candidato e destacamos os temas Saúde, Educação, Emprego e Segurança. Ele diz que pretende, com ajuda de Deus, fazer o possível para que o povo tenha saúde digna.
No quesito Educação e emprego, segundo o candidato.
Para a segurança ele diz que: “é preciso criar uma forma de inibir as ações que leve os jovens a sua destruição, com palestras educativas poderemos ter uma juventude com novas visões futuras sem violência e agressividade”, disse.
Essas são as propostas do candidato a deputado federal Michael Friend Jackson – PMB.
Zé Raimundo – Partido Socialista Brasileiro – PSB
Zé Raimundo ingressou na política aos 17 anos. Idealizador do Desfile da Beleza Negra em Cruz das Almas, também foi o primeiro Chefe do Departamento de Reparação Racial do município e vereador por três mandatos. Este ano ele está como candidato a Deputado Federal pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro. Conversamos sobre o que ele pretende fazer nas áreas de Saúde, Segurança, Educação e Emprego.
Com relação à saúde, segundo o candidato:
Já sobre a questão do emprego ele diz que é necessário criar um ambiente econômico atrativo para empresas e indústrias. Para isto, é preciso investimentos em infraestrutura, pois cidades organizadas atraem a instalação de empresas e indústrias. “É necessária uma parceria com as Prefeituras e Governo do Estado para que estes se tornem centrais de estágios, acolhendo assim nos diversos setores estagiários que deverão ser acompanhados por profissionais que os oriente e auxilie na sua capacitação,” ressalta o candidato.
Ainda segundo o candidato, Cruz das Almas e as cidades do Recôncavo Baiano têm milhares de microempreendedores que trabalham de modo informal ou prestando serviços. É necessário qualificar estes empreendedores dando a eles condições para gerenciar uma microempresa. Esta qualificação pode ser feita através de parcerias com as universidades, centros universitários, e com o SEBRAE, para ofertar cursos profissionalizantes”.
Para a segurança, ele diz que não é possível falar em segurança pública e diminuição da criminalidade sem falar em estratégias para combate e repressão ao tráfico de drogas. “É preciso investir em monitoramento e inteligência, aplicando rigor absoluto nas fronteiras, para impedir a entrada de drogas e a passagem para exportação. Para tanto é necessário aumentar o efetivo das polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal, e também, Militar e Civil. Pois se impedirmos a entrada da droga no nosso País, impediremos que chegue ao Estado, ao nosso Recôncavo e a nossa cidade. Para que esse combate aconteça com a eficácia necessária é preciso integrar as polícias Civil, Militar e Federal; e criar sistemas de planejamento e informação que de fato funcionem, usando assim inteligência e tecnologia para combater o crime organizado,” disse.
Essas são as propostas do candidato a Deputado Federal Zé Raimundo que que tenta pela primeira vez uma vaga na Câmara dos deputados em Brasília.
Jéssica Fabris e Josy Miranda
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.