Ao todo 456 policiais militares participaram do desfile 7 de Setembro
A Polícia Militar da Bahia participou das comemorações do 200º aniversário da independência do Brasil com 456 policiais militares distribuídos no desfile do evento cívico, nesta quarta-feira (7). Em especial, esse ano houve um marco na participação da Corporação quase bicentenária, que desfilou pela primeira vez com a mudança estética dos uniformes e viaturas.
A PM abriu o desfile com os ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) seguidos dos alunos, da Coordenação de Interatividade dos Veteranos (Cive), da Banda de Música da PM Maestro Wanderley, do Grupamento do Comando, Guarda-Bandeira e Academia de Polícia Militar (APM).
Em sequência, representando a tropa especializada, desfilaram o Batalhão de Guarda (BG), o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Especializado no Policiamento em Eventos (Bepe) e de Polícia Turística (Beptur), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial e do Grupamento Aéreo (Graer) que realizou um sobrevoo. Fecharam o desfile as Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da capital e interior.
Na sequência 70 veículos foram exibidos durante o desfile hipomotorizado com motocicletas, cavalos, carros, embarcações, caminhões e bases móveis. Entre os participantes, um jipe histórico fez a abertura, além de motocicletas do Esquadrão de Motociclistas Águia, viatura de cães e caminhão antibomba.
O itinerário iniciou no Largo da Graça e seguiu pelo Corredor da Vitória, Campo Grande, Praça do Relógio de São Pedro, finalizando na Praça Castro Alves.
Segurança – Além do desfile cívico, 471 policiais militares fizeram o patrulhamento nas ruas, pontos de ônibus, entorno das estações de metrô e estações de transbordo como a Estação da Lapa, Barroquinha, Aquidabã, Vale do Canela e Comércio, inclusive com intensificação do policiamento nos principais corredores de tráfego com o objetivo de proporcionar mais segurança à população.
As Operações Apolo e Gêmeos, as Companhia Independentes de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp e o Esquadrão Águia reforçaram as ações no entorno da festa com a realização de abordagens preventivas a pessoas nos pontos de ônibus, interior dos coletivos e nos principais acessos.
O policiamento planejado para os festejos do 7 de Setembro iniciou no dia anterior com a varredura do circuito, em parceria com órgãos municipais e estaduais correspondentes. Além disso, em virtude do feriado, o policiamento esteve intensificado nas praias, áreas de lazer, praças, parques e nos locais com maior concentração de pessoas.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.