Cobra jararaca é encontrada no Colégio Virgildásio Sena, Corpo de Bombeiros faz o resgate
Nesta manhã (29/08) uma cobra jararaca foi encontrada no pátio do Colégio Virgildásio Sena, na Avenida Juracy Magalhães, em Cruz das Almas. Segundo informações, o animal de aproximadamente 80 centímetros tinha se alimentado recentemente e por esse motivo não estava agressivo. A serpente foi resgatada por homens do Corpo de Bombeiros Militar e deve ser devolvida a natureza.
De acordo com o Ministério da Saúde, a espécie é a maior causadora de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil.
As cobras são comuns em locais onde existem muitos ratos e preás. Nem todas as cobras são venenosas. Deve-se observar detalhes nos olhos (pupila vertical como a dos gatos), narinas (presença de dois furos laterais, as fossetas lacrimais), cabeça (formato triangular), cauda (afunila rapidamente), hábitos (noturno), padrão da cor (na coral verdadeira, os anéis coloridos dão a volta completa) e outros.
Em caso de picada não perca tempo em procurar ajuda, pois o tratamento deve ser feito em até 30 minutos após a picada, pode-se seguir os seguintes passos para evitar complicações
1- deitar e acalmar a vítima; o acidentado não deve locomover-se com os próprios meios;
2- lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
aplicar compressa de gelo no local;
3- transportar (em maca) a vítima ao Médico mais próximo, para tratamento (aplicação do soro); e levar junto a cobra (viva ou morta) para identificação.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.