Parece roteiro de filme, mas é real, caçadores procuram os tesouros do naufrágio mais valioso do mundo, e o assunto levantou diversas discussões onlines neste fim de semana.
A nau Nuestra Señora de las Maravillas liderava uma frota de 22 barcos que vinham de Havana em 1656. O barco estava carregado de ouro, prata e outras riquezas extraídas da América do Sul e Central.
Na noite de 4 de janeiro, uma tempestade se aproximava e o capitão do galeão espanhol resolveu alertar os outros comandantes dos riscos da navegação. Pra isso, ele disparou um tiro de canhão, O problema foi que os companheiros não entenderam o sinal.
Os comandantes acharam que a nau estava sendo atacada por piratas e daí, os demais galeões dispararam os canhões e tentaram fugir fazendo manobras arriscadas. Não demorou pra uma das naus colidir com o Maravillas e rapidamente a inundação começou, levando para as profundezas a tripulação de 650 homens e os tesouros.
Parte das fortunas foram encontradas pelo milionário americano Carl Allen e estão expostas no Bahamas Maritime Museum. Porém, se acredita que as principais peças do tesouro nunca foram achadas, já que caçadores não encontraram a popa do navio.
Entre as muitas riquezas perdidas, há uma imagem em tamanho real de Nossa Senhora com o menino Jesus no colo, feita em ouro maciço. A estatueta teria sido encomendada pelo rei espanhol Felipe IV, como “pagamento” à Igreja Católica pelo direito de ir ao paraíso após a morte.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.