A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, neste sábado (20), que o estado contabiliza 39 casos da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos. Os seis casos confirmados pela pasta neste sábado foram registrados em Salvador.
Casos confirmados da varíola dos macacos na Bahia:
Salvador 30
Santo Antônio de Jesus 2
Cairu 1
Conceição do Jacuípe 1
Feira de Santana 1
Ilhéus 1
Juazeiro 1
Mutuípe 1
Xique-Xique 1
Total 39
Além dos confirmados, a Bahia tem outros 406 casos suspeitos que estão em investigação, segundo a Sesab. O primeiro caso da Monkeypox no estado ocorreu no dia 13 de julho.
A doença se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.
A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, geralmente dividida em dois períodos: o primeiro é a invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa; em seguida ocorrem as erupções cutâneas, que começam entre um e três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.