O Brasil registrou um aumento de 63% nos índices de fome desde 2004, chegando a 33 milhões de pessoas sem ter o que comer.Os números de insegurança alimentar voltaram a subir a partir de 2018 e tiveram alta expressiva no 1º ano da pandemia de covid-19. Não tiveram redução mesmo com a retomada da economia, em 2022.
Mais da metade da população brasileira vive com algum grau de insegurança alimentar (125,2 milhões de pessoas). O estudo define a situação pela falta de acesso regular e permanente a alimentos e a divide em 3 níveis: leve, moderada e grave.
Apesar da insegurança alimentar afetar toda a população, o estudo mostra que lares chefiados por pessoas negras sofrem 39% mais quando comparado com pessoas brancas.
A série histórica apresenta uma queda nos níveis de insegurança alimentar durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). No entanto, os números voltaram a subir a partir de 2018 e tiveram uma alta expressiva no 1º ano da pandemia de covid-19. Não tiveram redução mesmo com a retomada da economia, em 2022.
O economista disse que os números alcançaram alta expressiva nos últimos anos devido ao desmonte de algumas políticas públicas e instituições iniciado pelo governo de Michel Temer (MDB), em 2016, e continuado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
A mestre em Serviço Social e diretora do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), Rita Brandão, destaca a extinção do Ministério de Desenvolvimento Agrário, o desmonte da estrutura do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e a reforma trabalhista como algumas das ações feitas pelo governo Temer que contribuíram para o aumento da fome no país.
Os dados são do projeto Vigisan (Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil), realizado pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.