A Secretaria Municipal da Saúde, (SMS) lançou, nesta quarta-feira (3), o Plano de Contingência para combater possíveis infecções pela varíola dos macacos (Monkeypox) em Salvador. A iniciativa tem por objetivo promover ações de detecção, tratamento, resposta, monitoramento e mitigação de modo oportuno e eficaz diante da suspeição e confirmação de casos da doença no município.
Entre as ações que sendo implementadas está a definição de 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial e 16 unidades de urgência e emergência, que funcionarão a partir da próxima segunda-feira (8).
Para facilitar o acesso às informações, a lista de unidades básicas de referência para atendimento e a coleta será publicada nos sites oficiais da SMS e da Prefeitura e mídias sociais, com atualização periódica.
De acordo com a SMS, os profissionais da atenção primária estão em processo de capacitação, enquanto os de urgência já foram capacitados.
O fluxo de atendimento da rede de atenção básica para casos suspeitos da varíola dos macacos também foi definido. Pacientes com algum dos sintomas devem se encaminhar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após a definição do caso como “Suspeito”, “Provável” ou “Confirmado”, o paciente é encaminhado para isolamento e, com a ocorrência de sinais de gravidade, em geral para grupos de risco, é realizada a internação hospitalar. Para aqueles cuja gravidade não for constatada, a indicação será para isolamento domiciliar.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.