Quanto mais cedo iniciamos os cuidados com a saúde, mais chances temos de ter uma melhor qualidade de vida. E estes cuidados já começam no momento em que nascemos, na sala de parto, através do primeiro contato com o médico pediatra, profissional fundamental para a orientação e acompanhamento do desenvolvimento saudável de bebês, crianças e adolescentes, atuando na prevenção, detecção e tratamento de doenças.
O Dia do Pediatra, celebrado nesta quarta-feira (27), é uma data em homenagem a estes profissionais que reforçam a importância da promoção da saúde infantil, através da realização de consultas periódicas, desde a fase neonatal até a adolescência, e chamam atenção sobre sintomas que devem servir como sinal de alerta para pais e responsáveis buscarem atendimento de emergência.
O maior desafio da pediatria no Brasil hoje é diminuir a mortalidade neonatal tardia, que ocorre em bebês com idades entre o sétimo e vigésimo oitavo dia de vida, tendo como principais causas a prematuridade e as malformações gastrointestinais, neurológicas e cardíacas.a importância do pediatra ou neonatologista na sala de parto é reconhecida pelo Ministério da Saúde desde 1993, quando passou a ser indispensável. O objetivo é garantir os primeiros cuidados ao recém-nascido, como a medição dos perímetros cefálico, torácico e abdominal, pesagem e exames fundamentais como os testes do coraçãozinho, orelhinha e olhinho, com o objetivo de detecção precoce de doenças, além de intervir nas situações emergenciais, garantindo, assim, um nascimento seguro
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.