Reflexão Por: Ygor Coelho

História de Sucesso: Themístocles Soares de Magalhães

Por: Ygor da Silva Coelho 

Foram dez filhos de Dona Petronília Soares de Almeida Magalhães e Carlos Bessa, todos nascidos em casa, sob os cuidados de parteiras, como era comum nos idos anos de 1930/40. Um dos dez é o Dr. Temístocles Soares de Magalhães, formado pela Escola Bahiana de Medicina, no ano de 1971. 

Tendo vindo ao mundo com auxílio de parteiras, quis o destino que ele se tornasse obstetra, para trazer à vida crianças com mais segurança. 

Seu pai, Carlos Bessa, era um bravo! Petronília, uma heroína! Com poucos recursos, souberam encaminhar os seus filhos com luta incansável, como é de se imaginar: Dez filhos!

O Dr. Temístocles, reside em Cruz das Almas há mais de sessenta anos, é um cruzalmense de coração, nascido na cidade de Cachoeira.  Como costuma citar, nasceu na Rua dos Artistas, número 8, onde passou a infância e adolescência.  

O gosto pelo futebol, a proximidade das artes cachoeiranas, as águas do Rio Paraguassu, que atravessava a nado até a vizinha São Félix, eram convites para fugir aos estudos, mas esses apelos não foram capazes de desviar a atenção do garoto Themi. Sempre foi aprovado com distinção: No Colégio da Cachoeira, no Colégio Central, em Salvador, no concurso do Banco do Brasil, no vestibular de medicina na Escola Baiana de Medicina… Sempre venceu desafios. 

A aprovação para o Banco do Brasil aconteceu num abençoado momento. O salário servia para a sua manutenção no curso de medicina e para ajudar os pais na criação dos nove irmãos. 

As dificuldades vencidas por Dr. Temístocles são reveladas por seu colega decano, que ouço orgulhoso e reparto com os leitores. Diz o decano: 

– “Themístocles não era apenas um colega, como outros tantos. Ele era especial, era um amigo admirável. Temístocles era estudante, era um jovem bancário, era suporte financeiro para a sua família, era exemplar. Grande cidadão!” 

Com teses defendidas, cursos de Mestrado e Doutorado, aperfeiçoamento na Espanha, Dr. Themístocles dedica-se a atender pacientes, mas nas suas veias circula também o DNA de cientista. Possui diversos trabalhos científicos publicados, inclusive em Anais de Medicina dos Estados Unidos, 

Casado com a pesquisadora da Embrapa, Antônia Fonseca de Jesus Magalhães, Dr. Temístocles tem dois filhos, também médicos: Themístocles Júnior e Célia Virgínia. 

Por definição, ser médico é salvar vidas, é estar disponível em momentos delicados, é cultivar relações humanas, atentar para a ciência e olhar para o outro com amor. 

Por sua luta, por sua dedicação e por ser possuidor das virtudes citadas, a Associação Baiana de Medicina lhe conferiu o expressivo “Diploma do Mérito Médico”. 

Dr. Temístocles Soares de Magalhães é um orgulho para a medicina baiana, é possuidor de uma brilhante HISTÓRIA DE SUCESSO. 

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas