Durante as atividades de monitoramento arqueológico das obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, um sítio histórico foi encontrado na área da futura estação 14 Bis, no Bixiga.
O local fica às margens do córrego Saracura, que, no século 19, abrigou quilombolas. Lá foram encontrados objetos como garrafas e louças que datam da transição do século 19 para o 20 e primeira metade do último.
Com a descoberta, o movimento negro e moradores do bairro organizaram uma mobilização que reivindica a criação de um memorial educativo permanente e a mudança do nome da futura estação para “Saracura Vai-Vai”.
O sítio arqueológico Saracura/14 Bis foi cadastrado em abril no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está localizado entre as Ruas Dr. Lourenço Granato e Manoel Dutra, e sua intersecção com a Praça 14 Bis.
As obras da Linha 6-Laranja já resultaram no registro de nove sítios arqueológicos no Iphan, a maioria no distrito Lapa, em bairros como Água Branca e Pompeia.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.