É comum ouvir por aí que as vacinas contra a Covid-19 no Brasil ainda não tem eficácia comprovada e não seriam seguras pois são experimentais, no entanto essas informações são falsas. As vacinas contra a Covid-19 estão na fase 4 dos estudos, que pode durar anos. Mas isso não significa que elas ainda estão em desenvolvimento ou não são seguras.
Isso porque essa etapa é a que monitora o comportamento de medicamentos e vacinas na população uma vez que seu uso é liberado. São analisados, por exemplo, o tempo de proteção, as interações com outros remédios e a existência de reações adversas raras. Em geral, medicamentos e vacinas são comercializados e disponibilizados para a população depois da fase 3.
As três primeiras fases de um ensaio clínico são feitas para atestar a eficácia e a segurança de produtos farmacêuticos. A fase 1 é aquela onde se faz o primeiro estudo em humanos e se avalia a segurança, na segunda fase ocorre o estudo terapêutico piloto, que além de avaliar a segurança monitora a efetividade potencial e já na terceira fase realiza-se o estudo terapêutico ampliado, onde é analisado em mais pessoas a segurança e o risco-benefício.
Portanto, se você for à farmácia, encontrará facilmente remédios que também estão na fase 4 de testes clínicos. No caso das vacinas de Covid-19 os estudos foram feitos em dezenas de milhares de voluntários, e milhões de pessoas já estão vacinadas por todo o mundo. O tamanho da amostra já é tão grande, que estima-se que todos os efeitos adversos dos imunizantes já foram descobertos, antes mesmo do fim da fase 4.
Os dados mostram que as vacinas trazem muito mais riscos do que benefícios, o que significa que as vacinas são seguras, podem ser tomadas sem medo, pois já passaram por todos os testes necessários para chegar até você.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.