Reflexão Por: Ygor Coelho

História de Sucesso: Renato Ribeiro Menezes

Por: Ygor da Silva Coelho 

Perguntar por Renato Ribeiro, ou Renato Menezes, é provável que poucos identifiquem de quem se trata na cidade de Cruz das Almas-BA. Só os mais próximos associarão o sobrenome ao bem sucedido empresário, mais conhecido como Renato da Parati. 

Renato ganhou o sobrenome Parati, por conta da sua moderníssima padaria e delicatessen, hoje também restaurante. 

Não há na cidade, atualmente com cerca de 80 mil habitantes, quem não já tenha se servido dos seus pães, tortas, bolos, doces, frutas, queijos, vinhos e tantos outros produtos, sempre de primeiríssima qualidade da Parati.

Renato da Parati poderia ser também conhecido como Renato do Hotel Prata, do Loteamento Primavera ou da Fazenda Santa Fé. Seus empreendimentos, sempre diferenciados e bem pensados, são sucesso, destaque na cidade e referência.

O bom empreendedor não nasce de um dia para o outro. É longa a história de Renato desde que nasceu no distrito de Rio Seco, município Santa Terezinha, Bahia. Seu pai, proprietário de um pequeno comércio no local de poucas casas e clima semiárido, quis fixá-lo no interior da Bahia, mas as aspirações de Renato voavam mais alto e para mais longe. Aos 18 anos foi para São Paulo e enfrentou desemprego até surgir a oportunidade numa fábrica de bicicleta. Passou um tempo, já estava num segundo emprego, numa indústria de equipamentos de telefonia, quando a enfermidade de seu pai o trouxe de volta à Bahia.

Foi trabalhar na padaria de Claudionor Rebouças, em Muritiba, por quem expressa gratidão. (Ao falar de gratidão, Renato não esquece da esposa Ivana e lembra de Deus, inspirador e força maior.)  Depois da padaria em Muritiba, veio para a filial desta, na Rua Rui Barbosa, em Cruz das Almas.

Diferenciar-se do comum, do trivial, pode ser a explicação do sucesso dos empreendimentos de Renato. A sua moderna delicatessen faz gosto frequentar e o Hotel Prata é elogiado por visitantes e turistas.

Enquanto conversava com Renato, tomando algumas anotações, constatei duas dentre as suas várias virtudes, que, certamente, pavimentam o seu caminho para a conseguir vencer na vida e nos negócios.

Primeiro, a forma como se relaciona com os seus 100 funcionários, valorizando-os, tratando-os como iguais e reconhecendo os esforços. Chega a chamá-los de bênção!

Em segundo lugar, pela bondade que habita no seu coração. Durante a nossa conversa passou na Rua JB da Fonseca uma jovem com um tabuleiro vendendo doces e chocolates. Renato comprou alguns. A princípio, estranhei por ser ele dono de uma diversificada delicatessen. Renato comprando doce? Mas logo compreendi, pelo seu olhar caridoso, que a sua atitude era apenas pelo desejo de ajudar à jovem. 

A ação de Renato diante da garota vendendo doces me fez lembrar que há grandes homens que fazem com que os outros se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes. A jovem deve ter se sentido grande, feliz e realizada ao vender doces para o dono da Delicatessen Parati!

Renato Ribeiro Menezes. Renato da Parati! Grande homem, grande pai, empresário de sucesso. Um exemplo em nossa cidade!

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas