O primeiro caso de raiva humana foi confirmada nesta terça-feira (5) no Distrito Federal, em Brasília, após 44 anos do último registro da doença. A doença é caracterizada por sintomas neurológicos e é quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito).
A medida de prevenção mais eficaz contra a doença é a vacinação pré ou pós-exposição. Por causa do caso, o início da vacinação antirrábica foi adiantado no DF para esta quarta-feira (6).A doença acomete mamíferos e pode ser transmitida aos seres humanos pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva. O vírus é transmitido pela saliva dos animais.
A Secretaria de Saúde do DF afirmou que “o último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001”.
Conteúdo: Metro1
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.