Estação saúde

Perigos do cigarro eletrônico

O cigarro eletrônico vem sendo cada vez mais utilizado, e mesmo que aparente causar menos danos ao corpo, ele pode esconder muitos perigos para quem fuma.

O empresário e modelo Lucas Viana precisou ser socorrido às pressas após fumar cigarro eletrônico. O vencedor da 11ª edição de A Fazenda relatou ficar sem ar e precisou ser hospitalizado.

O uso diário de cigarros eletrônicos causa estado inflamatório em vários órgãos do organismo, incluindo o cérebro. Novas pesquisas indicam que seu uso também pode desregular alguns genes.

Os efeitos variam dependendo da nicotina e dos sabores líquidos, que influenciam a forma como o corpo responde às infecções. As células imunológicas parecem ser desativadas à medida que os pulmões são continuamente encharcados com produtos químicos. Esse processo enfraquece as defesas do organismo contra ameaças como pneumonia ou câncer.

Mesmo os vapes sem sabor são perigosos, isso porque eles ainda possuem outros aditivos químicos em sua composição, como propilenoglicol, glicerina, formaldeído e a própria nicotina, que reconhecidamente causa câncer.

Neurologistas estimam que milhões de adultos jovens usam os cigarros eletrônicos hoje, já que a maior parte dos usuários têm entre 18 e 24 anos.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas