Por: Ygor da Silva Coelho
Por onde começar o relato da história profissional de Weliton Almeida? Pela sua fase no Banco do Brasil, na Agência de Cruz das Almas, onde é lembrado como o “jovem aprendiz” exemplarmente dedicado ao trabalho? Como o professor cuja excelente didática o fez entrar na lista dos mestres preferidos por várias gerações de estudantes? Ou como o atual Magnífico Reitor do Centro Universitário Uniman, antes Faculdade Maria Milza-Famam?
Melhor começar dizendo que Cruz das Almas tem tido a sorte de adotar como filhos da terra pessoas notáveis. É o caso de Weliton Almeida, nascido em Cipó-BA, a conhecida cidade termal do sertão baiano, que chegou a Cruz das Almas adolescente, vindo por força da transferência do seu pai, funcionário do antigo DNER, hoje DNIT.
Weliton Almeida formou-se em agronomia pela EAUFBA, tornou-se professor, dedicou-se ao ensino e fez da educação o objetivo maior da vida. A sua razão de viver.
Profissional dedicado, se relacionou com todos os níveis da educação até chegar ao ensino superior, na UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Na caminhada, por onde passou deixou a sua marca, concretizando sonhos: o Centro Educacional Maria Milza, a Faculdade Maria Milza e agora o Unimam, o Centro Universitário que já oferece 17 cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de saúde, educação e gestão. Além destes cursos, dispõe de dois programas de Mestrado: Biotecnologia e Desenvolvimento Regional/Meio Ambiente.
O Centro Universitário Unimam, dirigido por Weliton Almeida, possui hoje 250 funcionários e 2 mil alunos. E, um dado importante, a projeção de atingir 10 mil estudantes até 2027.
O empreendedor é aquele que faz acontecer, está no seu perfil criar, inovar, implementar, crescer. Por conta disto, é de se imaginar que o Centro Universitário Maria Milza não coroa, não é o trabalho final de Weliton Almeida. As suas aspirações devem ir mais longe e nos faz acreditar no porvir de uma Universidade-Unimam, como já é justificável, e a chegada de novos cursos, com os quais sonhamos juntos, como Medicina e Arquitetura.
Este relato objetiva expressar o reconhecimento aos méritos de Weliton Almeida, um cruzalmense de coração, um visionário, um idealista.
O JornalZero75 e a Rádio Excelsior Recôncavo fazem esta reverência ao trabalho de Weliton Almeida talvez com atraso, visto que organizações mundiais já o fizeram, como a ODAEE (Organização das Américas para a Excelência Educativa), que lhe conferiu os títulos de Doutor Honoris Causa e de Embaixador da Paz. No entanto, nunca é demais louvar uma HISTÓRIA DE SUCESSO, levando à sociedade e aos jovens um exemplo inspirador.
Steven Jobs, ex-presidente da Apple, deixou registrada uma frase que dizia: “Estamos aqui para fazer alguma diferença no universo. Se não for para isso, por que estar aqui?” Weliton Almeida está aqui e na nossa lista das HISTÓRIAS DE SUCESSO porque faz a diferença, porque faz o nosso universo ser melhor.

Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.