Brasil

Brasil em Retrocesso

O 6º Relatório Luz, lançado nesta quinta (30/06), revela um país em acelerada deterioração das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável: as metas em retrocesso aumentaram de 92 para 110 e as com progresso insuficiente passaram de 13 para 24.

“O Brasil está na vanguarda do retrocesso”, disse Alessandra Nilo, coordenadora editorial e técnica do relatório, no lançamento em audiência pública virtual da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Deputados. “O país já passou do precipício e está em queda livre”, acrescentou.

Desde 2017, por exemplo, os relatórios vêm alertando para o aumento da insegurança alimentar. “Chegamos em 2022 com 33 milhões de pessoas sem comida e com a vergonhosa volta do país, uma potência global na produção de alimentos, ao Mapa da Fome”, destaca o documento.

Das sete metas estabelecidas pelo ODS 1 (Erradicar a Pobreza) da ONU, seis estão em retrocesso no Brasil; a outra está ameaçada. Das oito metas do ODS 2 (Acabar com a Fome), o Relatório Luz aponta sete em retrocesso e uma estagnada.

A apresentação do documento foi dividida em três eixos: social, ambiental e econômico, com a avaliação dos retrocessos em cada um deles.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas