Pequenos ou médios, os blocos de rua têm ganhado espaço no São João de Cruz das Almas. Acessível ao povo, os blocos continuam mantendo a característica de festa popular do São João, com participação de todos.
O São João de Cruz das Almas é uma festa popular de caráter histórico e social, conhecida mundo afora pela tradição da queima de espadas. No entanto, embora pouco se fale a festa é dividida em algumas manifestações, os ‘shows’ promovidos pela prefeitura, embora proibidas a queima de espadas continua controvérsia e o São João de porta em porta com os blocos de rua com o tradicional “São João passou por aí?”
São dezenas de blocos que saem pelas principais ruas da cidade dançando forró e celebrando as festas juninas. Neste dia (24) observasse esses movimentos culturais em toda a cidade de Cruz das Almas. Exemplo disso é o Bloco dos Amigos que está na sua 2.ª edição e leva para as ruas da cidade cerca de 150 (cento e cinquenta participantes). Vitor Figueredo é um dos organizadores do bloco e revelou a nossa reportagem que a tradição do São João de rua está viva e não tem correlação com as espadas de fogo. “É ótimo caminhar pelas ruas das cidades e entrar nas casas dos amigos e encontrar fartura nas mesas e a alegria no rosto dos anfitriões.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.