Dia 14 de junho (Ontem) foi o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.
Durante todo o mês de junho, Secretarias de Saúde do Brasil chamam atenção para a campanha Junho Vermelho, com destaque para a importância dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. É essencial, enfatizar que, uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.
Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.
Quem pode doar sangue?
A princípio, os voluntários a doação de sangue, passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação, pois devem estar em boas condições de saúde.
Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntário, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.
O Hemoba – Junho vermelho na Bahia
A Fundação Hemoba promove em todas as suas unidades de coleta a campanha Junho Vermelho, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue.
Tradicionalmente, neste mês, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas.
Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.
Em Cruz das Almas ouvimos, Eliezer Pereira da Silva, ele é o idealizador do Projeto Vamos Doar Sangue, que começou a atuar no município em 2018, há quase cinco anos envolvido com essa iniciativa, falou para o Jornal Zero75 da importância da doação de sangue.
“As pessoas precisam se conscientizarem para esse quesito que é a doação de sangue, a qual boa parte da população brasileira não tem ainda se despertado para esse ato que salva vidas”, disse.
“Digo mais as pessoas se atentem para a prática da doação, pois nesse exato momento existem pacientes em clinicas oncológicas e hospitais dependendo de sangue para sobreviver, e precisamos de pessoas que tenham empatia, e sejam solidarias e tenham amor ao próximo, que possam se tornar novos doadores ” finalizou Eliezer.
O local mais próximo de Cruz das Almas para doação de sangue é na UCT Hemoba Santo Antônio de Jesus, que fica no Hospital Regional. Informações pelo telefone 3631-5191. O horário de funcionamento ê das 7h30 ás 11h30 e das 13h30 ás 17h30.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.